domingo, 20 de maio de 2012

Governadora Rosalba Ciarlini prestigia festa da padroeira de Santa Cruz


Visita-Santa-Cruz-1
A governadora Rosalba Cialini participou na noite deste sábado (19), em Santa Cruz, das homenagens a Santa Rita de Cássia, padroeira do município da região Trairi do Estado. A celebração cristã foi iniciada com a novena na paróquia matriz da cidade e contou com a presença de milhares de fieis que lotaram o espaço montado em frente à igreja.
Visita-Santa-Cruz-3
Após o rito eucarístico, foi encenado o auto “Rita, a Santa dos Impossíveis”, montado com atores e corpo técnico do próprio município. A peça relata pela 3ª vez a história de vida da padroeira e contou com recursos da ordem de R$ 100 mil provenientes da Fundação José Augusto por meio do Fundo Estadual de Cultura.
Visita-Santa-Cruz-2
A governadora comentou a importância das celebrações ao lembrar a fé da população para superar as dificuldades em especial no período de estiagem. “A prova que Santa Rita escuta as preces é que hoje, no dia da celebração da novena, uma chuva leve caiu na cidade e mostrou que isso é só uma pequena demonstração de que ela ajudará aos nordestinos. Ela é a santa das causas impossíveis e atenderá a todos o mais rápido possível para que essa situação não se prolongue mais por muito tempo”, declarou.
Visita-Santa-Cruz-4
O vigário paroquial, padre José Neto, explicou que as celebrações de 2012 mostram que o número de fieis participando diretamente da novena e prestigiando o auto cresceu e ressaltou o empenho da sociedade. O prefeito Péricles Rocha falou sobre a importância da peça e comentou a ajuda do Governo do RN no auto de 2012. “Gostaria de dizer da alegria de estar aqui vendo a realização da encenação  e falar que sem a participação do Governo não estaríamos aqui”.
Auto de Santa Rita de Cássia
O auto “Rita, a Santa dos Impossíveis” contou com 74 participantes, dos quais 20 compostos de corpo técnico e 54 atores. De acordo com a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o apoio do Governo financiou a encenação por entender a importância da manifestação para o município e para reforçar o turismo religioso na região.
Sobre a peça, a governadora Rosalba Ciarlini declarou que “ a cultura transforma” e o Governo está apoiando as celebrações através do Fundo de Cultura para incentivar, também, a economia na cidade. “A estátua de Santa Rita de Cássia atrair milhares de pessoas à cidade e uma celebração como essa fomenta, além do turismo, a economia do município”, encerrou.
Durante a celebração, a governadora esteve acompanhada do presidente de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta, e da secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado e da secretária Executiva do Gabinete Civil, Sonali Rosado.

Nenhum comentário: