quarta-feira, 30 de maio de 2012

Segundo dados do TRE, Trairí tem municípios com mais eleitores que habitantes


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o número de eleitores atualizado, após o final do prazo para regularização eleitoral, que acabou no dia 9. De acordo com os dados divulgados, em dois municípios jurisdicionados pela 68ª Zona Eleitoral, o número de eleitores é maior que o de habitantes.
O município de Lajes Pintadas tem segundo dados do Censo 2010 do IBGE, 4.610 habitantes e 5.005 eleitores. Outro dado é que em São Bento do Trairí, o número de eleitores é apenas 73 pessoas a menos que o de habitantes. Ao todo são 3.813 eleitores e 3.890 habitantes.
Outro município que tem a quantidade de eleitor próximo ao de habitantes é em Japi, jurisdicionado pela 16ª Zona Eleitoral, que abrange também Santa Cruz. O município tem 5.381 eleitores e 5.522 habitantes.
De acordo com o Cartório Eleitoral, algumas denúncias de suspeita de irregularidades já foram à justiça eleitoral. Os cartórios agora irão investigar se os eleitores moram mesmo no local informado.
O cartório informou também que não necessariamente o número de eleitores tem que ser menor que o número de habitantes, mas que casos assim dão brechas para que haja uma fiscalização mais rigorosa por parte da Justiça Eleitoral.
O número de eleitores nos demais municípios são os seguintes: na 16ª Zona Eleitoral, Santa Cruz tem 25.770 eleitores; na 68ª Zona Eleitoral, Campo Redondo tem 7.878 eleitores, Coronel Ezequiel 4.893 eleitores e Jaçanã tem 6.506 eleitores.
Esses números são provisórios e podem mudar devido às investigações que a Justiça Eleitoral fará nos municípios, mas a expectativa dos cartórios eleitorais é que os dados não mudem muito e os números se equiparem aos atuais.
Edição: Credígila Medeiros

Nenhum comentário: