quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Terra Treme Mais Uma Vez no RN e Natalenses Voltam a Sentir Abalo

Foto: Canindé Soares
Por volta das 13h40 desta terça-feira um novo tremor de terra foi sentido em Natal. Os pesquisadores do Laboratório Sismológico da UFRN confirmaram que houve um novo abalo sísmico de magnitude 3,5 com epicentro no município de Pedra Preta. Nas redes sociais, várias pessoas relataram o tremor na capital potiguar.
O empresário Paulo de Tarso publicou “Natal tá tremendo. Abalo”. Flavio Barbosa também publicou nas redes sociais “Acabei de sentir um pequeno tremor de terra aqui no Tirol”.  A engenheira civil Ana Adalgisa Dias relatou “E mais um tremor em Natal, eu senti. Alguém mais?”.
Moradores do município de Pedra Preta – que tem sido o epicentro de vários tremores nos últimos dias – relataram que sentiram o tremor no mesmo horário. “Eu senti quando a terra começou a tremer e fui para a área. Depois de uns minutos teve um outro tremor que nós também sentimos e depois a gente não sentiu mais tremer, mas ouvimos o mesmo barulho que faz quando a terra treme”, disse a funcionária pública que mora na cidade, Samara Damasceno.
O Laboratório Sismológico da UFRN continua acompanhando a atividade sísmica que vem ocorrendo na localidade de Cabeço Preto, em Pedra Preta, desde o dia 24 do mês passado. Desde então, já foram registrados mais de 500 eventos. A maioria, porém, considerados micro tremores que não são percebidos pela população, sendo apenas registrados pelas estações sismográficas mais próximas.
Tremores consecutivos
Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, entre 20h e 23h, pelo menos dez tremores foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O maior deles teve magnitude 3,5. Pela primeira vez desde o início dos abalos, os pesquisadores da UFRN orientaram a população a ficar fora de suas residências.
No dia seguinte, a governadora Rosalba Ciarlini enviou uma equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para Pedra Preta com o objetivo de avaliar os riscos de desabamento de residências que foram afetadas com os últimos tremores de terra que ocorreram na cidade. Uma equipe do Exército também se deslocou para a cidade.
Na ocasião, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Josenildo Acioli, aconselhou os moradores a permanecerem em suas casas e tratou de tentar tranquilizar a população. "Não há motivo para abandono. Tomamos as precauções para ter uma resposta rápida e eficaz se necessário", afirmou.
Uma equipe do Laboratório Sismológico da UFRN também foi para a cidade nesta sexta-feira (1º). "A população está assustada, com medo. É importante que venha alguém para pelo menos orientar a população sobre como proceder em caso de um tremor mais forte", disse o prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio Bandeira de Souza. Segundo ele, muitos moradores dormiram fora de suas residências com medo de tremores mais fortes. "A situação é preocupante. Os tremores vêm aumentando e a gravidade aumentou consideravelmente", disse o prefeito.
Várias casas estão com rachaduras que apareceram após os tremores de terra. Além disso, uma quadra de esportes da cidade foi interditada por risco de desabamento.
Do G1 RN

Nenhum comentário: