Duas igrejas históricas de Ouro Preto, na região central de Minas, foram pichadas por vândalos com mensagens satânicas. As igrejas de São José, na rua Teixeira Amaral, e a de São Francisco de Assis, no largo de São Francisco, foram alvo dos ataques na madrugada de segunda-feira (27). As construções foram fundadas no século 18, época de ascensão da exploração de ouro na região. A igreja de São José havia sido reaberta em 2012 após 20 anos fechada para reformas.
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Preto, José Alberto Pinheiro, lamenta a ação de vândalos no patrimônio histórico da cidade.
— Existem solventes próprios, até que a limpeza não é problemática. O que preocupa é o fato de um sujeito se sentir dono da verdade e pichar o patrimônio desta forma. É uma inversão de valores, desrespeito, pois com certeza não são fanáticos religiosos. Ele alega que cristãos são ignorantes, mas como classificar essa atitude?
Na porta da igreja de São José, o pichador escreveu que os “critãos” (sic) são ignorantes, além de cruzes invertidas e estrelas de cinco pontas, atribuídos a símbolos satânicos. No local não há câmeras e nenhuma testemunha presenciou o ataque, o que complica a identificação de suspeitos. Com isso, apenas denúncias da população podem levar a polícia aos responsáveis.




R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário