sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Imagens mostram 'antes e depois' de locais afetados pela seca em MG

A estiagem e a consequente seca que atinge o Sul de Minas tem feito com que imagens impressionantes apareçam a todo o momento. Onde antes se via abundância de água e paisagens de tirar o fôlego de turistas e moradores, o que agora se vê é um cenário de desolação. Por causa dessa situação, moradores de cidades como Passos (MG) e São João Batista do Glória (MG), onde passa o Rio Grande e São José da Barra (MG), onde fica a barragem da Hidrelétrica de Furnas, têm inundado as redes sociais com fotos que mostram a gravidade da situação. (Veja na arte acima, situação do Rio Grande após a barragem de Furnas, no antes e depois)
saiba mais
Pensando nisso, um técnico de enfermagem que mora em São João Batista do Glória criou uma comunidade onde os moradores da região podem postar fotos e mostrar a situação dos pontos nas cidades onde vivem. O "Amigos do Rio Grande" é atualizado diariamente com novas imagens e já recebeu cerca de mil curtidas.
"Eu tive a ideia porque estava colocando as fotos no meu perfil e então quis fazer uma forma com que as pessoas pudessem ir compartilhando. Eu nunca vi algo assim, com quem a gente conversa fala o mesmo. Já esteve baixo antes (o nível), mas nunca desta forma", diz Alex dos Reis Garcia.
Imagens mostram ponte em São João Batista do Glória antes, em 2011 e agora (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)Imagens mostram ponte em São João Batista do Glória antes, em 2011 e agora, em 2014 (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)
Além das imagens que mostram o antes e o depois de locais que sofrem com a seca, agora a comunidade também tem recebido denúncias de pessoas que estão desperdiçando água, seja para lavar a calçada ou a garagem. Para o criador da comunidade, muita gente ainda não tem a noção da gravidade da situação.
"Outro dia um vizinho aqui da minha rua rompeu um cano e deixou a água lá escorrendo o dia todo, sem tomar nenhuma providência. Tem muita gente desperdiçando água. Tenho um rancho na zona rural e lá a água está longe. Nem estou querendo ir mais lá. Muita gente também não está indo", comenta Alex.

Por causa da queda do nível do Rio Grande, moradores de pelo menos 10 bairros de Passos (MG) começaram a enfrentar um rodízio de água no final do mês de setembro. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Passos, órgão responsável pelo abastecimento na cidade, os dois sistemas de captação do município estavam comprometidos.
Devido à estiagem, o nível do Rio Grande havia caído de 8 metros para menos da metade. Segundo o diretor-adjunto do Saae, Carlos Batista Bonfim, informou ao G1, a melhora no tempo e uma maior conscientização da população fez com que o rodízio fosse suspenso temporariamente nos últimos dias.
Ponte do Rio Turvo, entre São João Batista do Glória e Capitólio, no antes e agora (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)Ponte do Rio Turvo, entre São João Batista do Glória e Capitólio, no antes e agora (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)

Nenhum comentário: