São Paulo - A NASA divulgou nesta semana novas fotos de uma mancha que vem intrigando cientistas. A mancha (que vem sendo chamada de "ilha") fica no Ligeia Mare, lago de metano localizado em Titã, a maior lua de Saturno.
Nas imagens feitas em 21 de agosto pela sonda Cassini, a mancha aparece maior e mais apagada do que nas fotos de julho do ano passado - quando a "ilha" foi descoberta pelos cientistas.
"A mancha cobre uma área de 260 quilômetros quadrados", afirma a NASA em seu site. Agora, a agência espacial americana quer descobrir o que pode ter causado essa mudança.
Titã: "A mancha cobre uma área de 260 quilômetros quadrados" © Divulgação/Nasa/JPL-Caltech/SSI Titã: "A mancha cobre uma área de 260 quilômetros quadrados" Entre as razões possíveis, estão a evaporação de substâncias do lago e a movimentação dos líquidos geradas por ventos ou gases. Mas ainda não existe um consenso sobre o que pode ter feito a "ilha" mudar de forma e tamanho.
Imagens feitas pela Cassini em abril de 2007 mostram que, naquela época, a ilha não existia. Espera-se que novas fotos enviadas do espaço ajudem os pesquisadores a solucionar o mistério.