terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PF investiga fraudes que envolvem prefeituras do RN, Caern e Dnocs

Cerca de 30 policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Natal (Foto: Divulgação/PF)Cerca de 30 policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Natal (Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (27), em Natal, como resultado de uma investigação que apura desvio de recursos públicos e fraudes em licitações feitas por prefeituras do interior potiguar e na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com indícios de que houve direcionamento de obras promovidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). A operação foi denominada de Itaretama.
Segundo a PF, as investigações foram iniciadas ainda no primeiro semestre de 2014, revelando que “servidores do Dnocs mantinham estreito relacionamento com empresários do setor de engenharia, fazendo com que contratações tenham sido direcionadas e licitações indevidamente dispensadas ou fraudadas”.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal, as suspeitas recaem, principalmente, sobre as obras de construção de açude no Assentamento 3 de Agosto (Pau de Leite), da adutora de Jucuri, em Mossoró, e na adutora de engate rápido de Jucurutu, ambas situadas na região Oeste potiguar.
“Há indícios de que as obras não foram devidamente fiscalizadas durante sua execução, com prejuízo ao erário público e, também, há fortes suspeitas de corrupção ativa e passiva. Paralelamente, parte do grupo investigado estaria combinando propostas de licitações em prefeituras do RN e na Caern”, informou a PF.
Cerca de 30 policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão.
O nome da operação significa 'região de pedras' e, no passado, foi a denominação do município de Lajes, local onde foi construída a primeira das obras sob suspeita.

Nenhum comentário: