sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Provas do Enem acontece neste sábado (3) e domingo (4)


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas de acordo com o horário de Brasília e, pela primeira vez, os malotes que serão enviados para os locais de prova terão lacres eletrônicos. Cerca de 6 milhões de estudantes farão o Exame.
Quase 6 milhões de estudantes brasileiros farão as provas do Enem 2012. O teste é uma oportunidade para que estudantes ingressem em universidades federais ou faculdades particulares do país. O teste será aplicado conforme o horário oficial de Brasília e deve-se usar, apenas, caneta de cor preta feita com material transparente. Vale lembrar que é necessário levar um documento oficial com foto e ler com antecedência e atenção o manual da redação.
Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional. Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores. A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.
Reforço na segurança
Em caráter experimental, lacres eletrônicos de segurança serão fixados nos malotes a serem enviados aos locais de provas de todo o país. A empresa licitada vai fornecer 20 mil lacres. Os primeiros 10 mil serão testados no exame deste final de semana, dias 3 e 4 de novembro, em parte dos 48.341 malotes de provas. Cada dispositivo pode ser utilizado até seis vezes. Eles fazem parte dos itens de segurança destinados a dar mais tranquilidade aos participantes. Os lacres garantem o acompanhamento dos horários de abertura e fechamento dos malotes de prova, desde que saem da gráfica até o retorno com as provas preenchidas.

Nenhum comentário: