terça-feira, 10 de setembro de 2013

Castelo Sant’Angelo a Fortaleza do Papa

Um dos mais belos edíficios que margeiam o rio Tibre, em Roma.
Famoso também pelo romance Anjos e Demônios, de Dan Brown, mesmo autor de código da Vinci, é um lugar que reflete a história de Roma. De mausoléu a residência papal, suas diferentes funções espelham as mudanças que a cidade passou ao longo dos séculos.
O castelo localiza-se à margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, a pouca distância do Vaticano.
Seu nome atual data de 590 e se deve a visão que o Papa Gregório afirmou ter tido do Arcanjo Miguel, brandindo sua espada e anunciando o fim da grande epidemia de pestes que assolava Roma. Para celebrar essa aparição, uma gigantesca estátua do anjo foi colocada no alto do Palácio.
O que é imperdível?
Um passeio pelo seu interior representa uma viagem no tempo, mesmo numa cidade histórica como Roma.
A vista do terraço é algo espetacular e visão do Castelo à noite, iluminado, é realmente simplesmente imperdível.
Castelo Sant'Angelo à noite
 
Um pouco de história
Mausoléu
O Castelo Sant’Angelo foi construído pelo Imperador Adriano, em 139 d.C., para ser um mausoléu, um sepulcro, para o Imperador e sua família. O Imperador Adriano, sua esposa Sabina e o imperador Sétimo Severo estão enterrados aqui.
Réplica do Mausoléu de Adriano (fonte: site oficial do Castelo)
Fortaleza
O Imperador Aureliano decidiu cercar a cidade de Roma com uma muralha de aproximadamente 18 km de extensão, para proteger Roma dos ataques das tropas germânicas. E incorporou o Castelo Sant’Angelo como parte dessa muralha, aproveitando para fortalezar o seu entorno.
Em 403, a fortificação em torno do Castelo foi ampliada pelo Imperador Honorius, tornando-o o lugar mais seguro e protegido de Roma. Assim, assumiu com louvor seu novo papel e serviu de fortaleza durante muitas guerrilhas e conflitos pelos quais passou Roma durante séculos.
O Castelo como Fortaleza (fonte: site oficial do Castelo)
Propriedade Papal
Nicholas III tornou o Castelo Sant’Angelo propriedade do Papa durante seu império, construindo um corredor que liga o Palácio do Vaticano ao Castelo. Por volta de 1500, Nicholas V reformou o corredor , deixando ainda mais seguro.
O Saque de Roma
Em 06 de maio de 1527, o exército de Charles V da Alemanha, invadiu Roma. O Papa, para se proteger, se escondeu do Castel Sant’Angelo e foi mantido prisioneiro lá por quase seis meses.
Durante o combate, morreram mais de 4.000 pessoas, entre habitantes de Roma e soldados.
Hoje
Hoje o Castelo Sant’Angelo é um museu, aberto a visitação de terça a domingo, das 9 as 19:30 horas.
Lungotevere Castello, 50 - 00186 - Roma

Nenhum comentário: