terça-feira, 8 de outubro de 2013

UFRN mapeia pontos turísticos do Seridó potiguar

Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa (Foto: Wallacy Medeiros) Do G1 RN
Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa (Foto: Wallacy Medeiros)
Os pontos turísticos do Seridó potiguar estão sendo mapeados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para identificar os principais atrativos da região e promover o turismo ecológico por meio de trilhas na natureza. A iniciativa busca divulgar e preservar a natureza do sertão nordestino e desenvolver a economia local e foi idealizada pelo curso de Turismo do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos.
saiba mais
“As pessoas que se propõem a fazer trilhas ecológicas normalmente têm uma conscientização ambiental maior. Pretendemos contribuir para a preservação do Seridó, mostrando a importância cultural e a beleza desse ecossistema”, destaca a coordenadora do projeto, a professora Clébia Bezerra da Silva.
Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa. Lagoas, pinturas rupestres, formações rochosas, áreas naturais, vegetação e clima característicos fazem parte das atrações dessas cidades. Para sugerir e organizar as trilhas, foi feito um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre a região e excursões a pontos turísticos com guias locais. Itens como duração do percurso, proximidade e acessibilidade foram analisados pelos turismólogos.
Ednaja Faustino da Silva, aluna do 8º período de Turismo em Currais Novos, participa do projeto desde o início de 2013 e ficou responsável pela organização da trilha de Cerro Corá. “Além de ser uma paisagem muito bonita, tem todo o ecossistema da caatinga e do Seridó, mas com aspectos diferenciados por ser uma região serrana”, explica.
A estudante destaca o aprendizado nos âmbitos acadêmico e social. “A gente aprende como trabalhar com a comunidade local e a importância da inserção das pessoas no projeto para que ele realmente funcione”, conta. Ednaja destaca ainda a integração das cidades. “O turista virá conhecer o Seridó e não apenas um município, dando visibilidade aos atrativos diferentes que eles têm”, analisa.
Açude Totoró, em Currais Novos, é um dos pontos turísticos da região do Seridó potiguar  (Foto: Wallacy Medeiros)Açude Totoró, em Currais Novos, é um dos pontos
turísticos da região do Seridó potiguar
(Foto: Wallacy Medeiros)
Há dois anos estudando o potencial do Seridó, a equipe pretende lançar em dezembro deste ano um site para divulgar as trilhas ecológicas e a infraestrutura turística dos lugares, como pousadas e contatos de guias locais.
“Nosso objetivo é ajudar a organizar o turismo no Seridó para que as trilhas possam ser comercializadas pela própria comunidade, virando uma fonte de renda para a população”, explica a coordenadora.
Para despertar o interesse de visitantes e facilitar a escolha das trilhas, a página também vai contar com fotos das atrações e mapas produzidos pelos pesquisadores da UFRN, bem como informações sobre a geografia e a história dos municípios.
“Queremos atrair pessoas do próprio estado e turistas que vêm conhecer as belezas naturais do Rio Grande do Norte. O maior foco de visitações é o litoral, mas o interior tem um grande potencial que pode ser desenvolvido”, avalia Clébia Silva.

Nenhum comentário: