segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

JOÃO PAULO II VAI VIRAR SANTO, EM SUA HOMENAGEM O GOVERNO ABANDONOU O PAPÓDROMO

Quarto em que  o papa ficou em Natal

Quantos turistas gostariam de visitar um local que recebeu um santo? Um santo de verdade.
Muitos.
Muitos mesmo.
O turismo religioso é um grande fator de desenvolvimento econômico em todo mundo. Pode ajudar cidades, regiões e até países inteiros.
Alguns exemplos: um dos locais mais visitados no Brasil é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo; no Rio Grande do Norte, o Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas, recebe legiões de visitantes. No Seridó, outra gigante concentração de peregrinos é a festa de Sant’Ana, que reúne multidões em Caicó. Em Santa Cruz/RN cresce a economia em torno dos visitantes do monumento erguido em homenagem à Santa Rita de Cássia. Na Europa, turistas do mundo todo viajam para Portugal, até a região de Fátima, onde Nossa Senhora apareceu para três crianças.
Em 1991, Natal recebeu um dos homens mais notórios da história mundial, o Papa João Paulo II, que está prestes a virar santo. A sua canonização deve ocorrer em abril.
João Paulo II visitou Natal, dormiu em Ponta Negra e celebrou missa ali no Papódromo, monumento construído especialmente para a sua visita. Ao lado do Estádio Arena das Dunas e do Centro Administrativo do Governo do Estado.
A Governadora trabalha ao lado do Papódromo. Local que recebeu milhares de pessoas na época e que, pelo símbolo religioso de ter sido tocado e frequentado por um Papa (que vai virar santo!), merece uma atenção especial de nossa máquina pública, para se transformar em ponto de atração turístico-religiosa em Natal.
Afinal, quantas cidades no Brasil podem dizer que receberam um santo? E um santo da era moderna? Com o carisma de um João Paulo II, uma pessoa cujo exemplo de vida tem tanto a nos ensinar?
Falo deste tema para lamentar a ausência de políticas públicas de qualidade para dinamizar o turismo do Rio Grande do Norte.
Não quero discutir aqui o aspecto religioso, mas a oportunidade de montarmos um roteiro para o turismo religioso no Rio Grande do Norte.
Natal viu um santo. Recebeu um santo. Construiu um monumento para ele.
Esse monumento que teve a presença de um dos Papas mais populares da história mundial, e que vai virar santo, é um trunfo a favor do Rio Grande do Norte. Deve ser preservado, bem cuidado, divulgado e ter toda uma logística de recepção para abrigar as centenas de milhares de pessoas que gostariam de visitá-lo.
Um local como esse não pode ser vilipendiado. Gestor algum tem direito a isso.
Quem anda pelo Papódromo vê que o local está abandonado para a finalidade a qual foi construído e pessimamente conservado.
Isso mesmo. Um endereço onde um Papa (que vai ser santo!) frequentou, está subjugado em seu valor histórico, cultural e religioso.
E desprezado como valor turístico, que poderia ajudar o Rio Grande do Norte a receber visitantes do mundo todo.
Natal viu um santo. Mas parece que não lembra.

(foto da aparência antiga do Papódromo, feita pela Tribuna do Norte )

 Pau Brasil plantado pelo papa João Paulo II em Ponta Negra

Nenhum comentário: