quarta-feira, 2 de julho de 2014

A nova cara da Cidade da Criança



Seis anos depois, Cidade da Criança já tem um prazo para reabrir

Foto: Júnior Santos

A paisagem vai se tornando mais amistosa para os lados da Cidade da Criança, no Tirol. Fechada para reforma desde abril de 2008 devido problemas estruturais, insegurança e falta de acessibilidade, os serviços na área estão na fase final de acabamento e os prognósticos indicam que a construtora responsável pela obra vá entrar os trabalhos ainda neste mês de julho. Não há uma data definida para reabertura, mas a intenção é “abrir o quanto antes”, garantiu Vatenor de Oliveira, recém-empossado diretor do lugar. “Está ficando bonito”, disse olhando em volta, “tudo colorido, estão gramando, a lagoa está livre de esgoto, outro astral!”, anima-se. O valor total da reforma bate na casa dos R$ 7,2 milhões.

Não há data fixada, mas a reabertura das portas pode acontecer durante programação do projeto Agosto da Alegria. O valor do ingresso também não foi decidido, mas o funcionamento será de terça a domingo, das 8h às 17h – abrindo às segundas-feiras apenas para praticantes de cooper, mesmo esquema do Parque das Dunas. A Cidade da Criança é vinculada à Fundação José Augusto, que assume a área logo que a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) der a reforma por encerrada. Técnicos da SIN têm se reunido semanalmente para acompanhar o andamento da reforma.

A reportagem do VIVER visitou o local na manhã de ontem e conferiu o trabalho dos operários dando os últimos retoques na pintura, jardinagem, alambrados, rampas e corrimãos. Basicamente faltam instalar os brinquedos do playground, equipamentos e mobiliário. O perfil austero das novas edificações passam a impressão de durabilidade (que assim seja!), mas  vale a ressalva para a fachada do local: o muro alto e o prédio em forma de caixote, que abriga a recepção e administração, tiram a visão de quem circula pela Av. Rodrigues Alves, detalhe que evita a integração da área verde à paisagem do bairro.

Nenhum comentário: