sexta-feira, 11 de julho de 2014

DNOCS aguarda recursos para revolver problema de parede do Açude Público de Santa Cruz


PAREDE
O Açude Público de Santa Cruz, que em 1981 teve sua parede estourada e levou parte da cidade naquela noite de 1º de abril aos caos está novamente com a sua estrutura comprometida pelo abandono por parte do órgão federal, DNOCS.
Em janeiro, nossa equipe de jornalismo registrou através de fotografias o abandono que se encontra o reservatório que fica no perímetro urbano da cidade.
A constatação foi preocupante. Britas de proteção da parede foram roubadas, árvores como algarobas que estão fincadas por entre as pedras da parede, buracos formados pelas águas das chuvas, estão se transformando em crateras na parte de cima da parede que, somados, podem comprometer a estabilidade do reservatório.
No último mês de maio, cinco meses depois, a nossa equipe voltou ao açude para ver como estava as suas condições e a constatação foi preocupante: nada foi feito e a situação piorou depois das chuvas que caíram na cidade.
Durante os festejos da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia, a nossa reportagem questionou o deputado estadual Tomba Farias sobre a situação do Açude Público de Santa Cruz e segundo ele, a direção do DNOCS no estado já foi informada pelo próprio deputado da preocupação da manutenção do açude.
A reportagem da Rádio Santa Cruz AM procurou a direção estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, e depois de várias ligações conseguimos falar com o chefe de serviços técnicos do órgão, João Guilherme.
De acordo com João Guilherme, o DNOCS já tem conhecimento do problema, mas o órgão federal não tem recursos para realizar nenhuma obra de recuperação, das quais são disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional.
A expectativa é que logo após o Ministério da Integração ao dispor desses recursos, seja aberta uma licitação para contratação de uma empresa particular para executar a obra.
Perguntado sobre a possibilidade de uma autorização para que a prefeitura possa executar alguma obra de recuperação e preventiva no açude, João Guilherme explicou que o DNOCS não se opõe a este tipo de solicitação. 
Para o chefe de serviços técnicos, a reportagem feita pela Rádio Santa Cruz, servirá de subsídio para que o gestor do município possa enviar mais uma vez ao Ministério da Integração Nacional, a solicitação de recursos para recuperação do açude. 
Enquanto o problema não é resolvido, a população que mora próximo ao açude se preocupa, pois já se tem um exemplo de como a parede do açude pode se portar em caso de uma grande chuva na região.

Nenhum comentário: