quinta-feira, 10 de julho de 2014

Henrique promete hospital, fim do analfabetismo, metrô, barcas, anel viário…

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Ciro Marques
No aspecto do transporte, destaque para o projeto de Henrique que “pretende desenvolver esforços e projetos para a modernização, ampliação e aperfeiçoamento dos serviços ferro(metro) viários” e discutir também a “criação de um Consórcio Metropolitano de Transportes Públicos, nos moldes do Consórcio da Grande Recife, com funções gestoras delegadas pelos municípios metropolitanos e com o objetivo principal de fazer a integração operacional, regulatória, institucional e tarifária do transporte público no interior da Região Metropolitana de Natal”.
Henrique também pretende implantar o “Metrô de Superfície Natal, estabelecendo concorrência entre metrô-ônibus, com reflexos nos preços da tarifa; implantação de transporte fluvial (barcas modernas) no rio Potengi para permitir a interligação entre a zona norte com o Alecrim e centro da cidade; construção da malha da Ciclovia do Trabalhador, interligando Macaiba – Parnamirim – Natal – Pirangi e Zona Norte – Zona Sul”.
Promete, ainda, investir na “criação de uma malha viária transversal que evite a entrada de veículos de passagem na área mais densa da RMN e, ao mesmo tempo, configure as bases de transporte para uma relação funcional positiva entre os municípios da coroa metropolitana e aqueles adjacentes”.
De acordo com o plano de Governo, Henrique quer “articular com o Governo Federal a aceleração das obras de duplicação da BR-304 no trecho Natal-Mossoró; a continuação do prolongamento da Avenida Prudente de Morais até o aeroporto de Parnamirim; e a construção do Anel Viário Metropolitano dotando Natal de outras vias de acesso e desviando o tráfego pesado das regiões turísticas”.
Henrique também quer “reforçar o papel planejador do DER, com atenção especial para a Coordenadoria de Transportes, para a qual se desenvolverão estudos visando analisar a oportunidade e a adequação de transformá-la em um órgão com autonomia operacional. Pretende ainda implantar um programa permanente de manutenção e conservação de estradas, capaz de assegurar o bom estado das estradas durante todo o tempo”.
Outras propostas que merecem destaque de Henrique são a “ativação do ramal ferroviário Natal-Recife, para integrar o estado à ferrovia Transnordestina pelo eixo litorâneo; envidar esforços no sentido de incorporar de modo mais efetivo o aeroporto de Mossoró à malha aérea nordestina e nacional, além de iniciar estudos e ações para realizar a implantação de um aeroporto regional no Seridó; implantação da navegação de cabotagem a partir do terminal de Areia Branca para o Porto de Natal, viabilizando a cadeia produtiva do melão; e a construção do Berço IV do porto de Natal, com a construção de 220 metros de cais acostável”.

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