quinta-feira, 10 de julho de 2014

Imunização fica abaixo da meta


Dois meses e meio depois de iniciada a campanha de vacinação contra a gripe, o Rio Grande do Norte tem a segunda pior cobertura entre os estados brasileiros. Foram aplicadas até agora 465.518 doses de um total de 663.934 previstas, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. A vacina  está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS),  desde o dia 22 de abril, para os integrantes do grupo prioritário, formado por 49,6 milhões de pessoas. Das oito cidades potiguares com mais de 50 mil habitantes, só três cumpriram a meta de vacinar 80% do público-alvo. Foram elas São Gonçalo 84,51%, Assu 84,24% e Macaíba 81,40%. Em Natal foram apenas 45,8%.
Emanuel AmaralNo Rio Grande do Norte, quase 200 mil pessoas do público-alvo ainda não foram vacinadas contra os vários tipos de vírus da gripeNo Rio Grande do Norte, quase 200 mil pessoas do público-alvo ainda não foram vacinadas contra os vários tipos de vírus da gripe

O público-alvo são crianças de seis meses a cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. As pessoas deste grupo são mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.

No dia 8 de maio, o Ministério da Saúde recomendou aos municípios que ainda não haviam alcançado a meta, que continuassem a vacinar até atingir cobertura dos 80% no grupo prioritário. Os estados com as maiores coberturas, até o momento, são Goiás - com 92,6% do público-alvo vacinado - seguido por Santa Catarina (90,32%) e Paraná (90,28%).

O grupo de mulheres pós-parto (puérperas) registrou a maior cobertura vacinal, com 381,7 mil doses aplicadas, o que representa 106,6% deste público. Os grupos das gestantes (75,4%) e das crianças menores de cinco anos (80,6%) apresentam uma menor cobertura.

 A vacinação contra a gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A influenza é uma doença muito comum, acometendo milhões de pessoas em todo o mundo, todos os anos, com maior transmissão durante o período do inverno.

Nenhum comentário: