sábado, 13 de setembro de 2014

Rara explosão solar atinge a Terra nesta sexta-feira (12)


Foto reprodução NASA
Não é cena de um filme de ficção científica, muito menos daqueles que causam a extinção da humanidade. Mas o assunto preocupa. Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas irá atingir a Terra durante esta sexta-feira (12), criando preocupações de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos, informou a Nasa.
A imprensa local divulgou que as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal, ou CMEs, não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para a Terra levou o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) a emitir o alerta.
O primeiro CME, que explodiu a partir de uma região magneticamente conturbada do sol na segunda-feira à noite, deve chegar à Terra entre a noite de quinta e a noite de sexta, disse o diretor do centro Thomas Berger a jornalistas em uma teleconferência.
  
O mesmo pedaço da superfície solar produziu uma segunda tempestade mais poderosa perto de 17h45 (horário GMT) na quarta-feira. De cordo com a Nasa, o sol está atualmente no pico de seu ciclo de 11 anos, embora o nível global de atividade esteja muito menor do que o típico para um pico solar. 
  
As tempestades também têm o potencial de afetar as redes de energia do campo elétrico nas latitudes norte, que são mais suscetíveis a perturbações geomagnéticas. Ciência Hoje

Nenhum comentário: