155250
A situação dos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte permanece em estado crítico. A grave situação atinge, sobretudo, as regiões do Seridó e Alto Oeste, onde o número de cidades com abastecimento de água em colapso saltou de 4 para 10, no último mês – e poderá aumentar. Um dos quadros mais preocupantes é o do açude Gargalheiras (Marechal Dutra), em Acari, que está com apenas 5,60% de sua capacidade total e caso não chova poderá passar a integrar a lista. O reservatório é responsável por abastecer, além de Acari, o município de Currais Novos.
Os três maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, as barragens Armando Ribeiro, Santa Cruz e Umari tem capacidade para acumular 3,29 bilhões de metros cúbicos de água, mas entraram em dezembro com um volume de 1,16 bilhão (35% do total)..
Os principais açudes do Seridó, monitorados pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, acumulam 430,7 milhões de metros quadrados quando cheios. Hoje tem 40,6 milhões – equivalente ao Gargalheiras – para abastecer uma população de 230 mil habitantes, dos quais 193 mil morando na área urbana dos 17 municípios da região.