terça-feira, 7 de maio de 2013

Defesa Civil vai reavaliar Operação Pipa no Estado


A chuva chegou. Não foi exatamente na hora desejada, nem no volume necessário para por fim aos problemas decorrentes da seca, mas serviu para amenizar a situação. Tanto que a reunião semanal do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada no auditório da governadoria na tarde de ontem, os coordenadores da operação carro-pipa no Exército e Defesa Civil Estadual anunciaram que já pensam em discutir uma nova forma de distribuição do serviço, em alguns municípios.
Emanuel AmaralEm abril, a lagoa estava com nível pouco acima dos 48 por centoEm abril, a lagoa estava com nível pouco acima dos 48 por cento

O coordenador da Operação Carro Pipa no Exército, tenente-coronel Pellense, disse que dois municípios já solicitaram a saída do programa. “O pedido foi informal, mas pedimos que a situação fosse avaliada com mais calma porque uma vez fora é complicado retornar”, disse. Um total de 115 municípios são atendidos pela operação coordenada pelo Exército. O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Josenildo Acioli, disse que também já recebeu o mesmo tipo de solicitação.

“Por isso estamos reavaliando o atendimento. Também em função das chuvas que encheu cisternas e amenizou a situação”, afirmou Acioli. “Desconheço esse tipo de postura dos municípios. As chuvas chegaram, mas não resolveram a situação. Os municípios continuam em crise de abastecimento de água e financeira. Essas chuvas resolvem a questão do animal momentaneamente, mas a questão do rebanho que já foi perdido não. Isso não tem como voltar”, destacou o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio.

O estado possui 139 cidades em estado de emergência, atingidas pela estiagem. O reconhecimento oficial foi publicado na edição do dia 20 de abril, no Diário Oficial da União. Até então, apenas Jucurutu tinha o reconhecimento federal da emergência. A decisão ratifica o decreto assinado pela governadora Rosalba Ciarlini no dia 12 de abril.(Gabriela Freire - repórter)

Nenhum comentário: