sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fazenda Irapuru em Tangará



No último domingo (21), estivemos visitando a Fazenda Irapuru de Theodorico Bezerra localizada no município de Tangará/RN. Nascido em 23 de Julho de 1903- 1994 ele foi um líder político brasileiro, considerado um típico “coronel” do nordeste em pleno Século XX.
Thedorico Bezerra era proprietário de quatro fazendas no agreste do potiguar, sendo a maior delas a Fazenda Irapuru, latifúdio de 14 milhectares, onde o major plantava algodão. Eleito Deputado Estadual em 1947, pelo PSD (Partido Social Democrático), ele carregou em sua bagagem vários mandatos como Deputado Federal e Vice-Governador, estendeu seu poder boa parte ao território Potiguar. Em 1978, foi tema do documentário “Theodorico Imperador do Sertão”, dirigido por Eduardo Coutinho e apresentado no programa Globo Repórter, da TV Globo.

Suas raízes políticas no Rio Grande do Norte permanecem até os dias de hoje, através dos seus sobrinhos o Ex-Senador Fernando Bezerra e o Ex-Deputado e Ex-Governado Iberê Ferreira e seus netos Theodorico Neto e Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra “Joginho”, atual prefeito de Tangará.

Quem nos acompanhou nesta visita foram; João Simplício, Valdir Feitoza e Sec. Agricultura Nirin Alves. Podemos observar que os prédios da fazenda ainda guarda muito de sua história. De acordo com Sr. Manoel Pequeno antigo morador, o major tinha nos bons tempos cerca de 600 moradores e atualmente ainda residente em Irapuru entorno de 30 famílias. 
 Veja Imagens a seguir.

                                                                   Igreja da Fazenda

                                                             Antiga Escola da Fazenda

                                                                Antigo Carro de Boi

                                                                   Creche da época



                                                                    Dizeres do Major

Nenhum comentário: