quinta-feira, 9 de maio de 2013

Operação PC27 tem 60 mandados contra menores para cumprir no RN


Adolescente foi apreendido e levado à delegacia pelos policiais da DEA, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)Adolescente foi apreendido e levado à delegacia pelos policiais da DEA, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)
Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA), em Natal, têm 60 mandados de apreensão de menores para cumprir nesta quinta-feira (9). A ação faz parte daoperação PC27, que ainda tem mais de 100 mandados de prisão para cumprir em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, as ordens de apreensão são contra adolescentes que já estavam cumprindo medidas socioeducativas, mas não haviam comparecido às audiências judiciais.
A equipe do G1 acompanhou uma das equipes da DEA, que saiu logo cedo para cumprir cinco destes mandados. Apenas um menor foi encontrado pelos agentes. Os agentes deixaram a Delegacia às 8h30 e seguiram para três bairros da zona Oeste da capital potiguar. Os policiais fizeram buscas em Cidade da Esperança, Cidade Nova e Felipe Camarão. A única apreensão ocorreu neste último bairro.
Alguns dos adolescentes já não moravam nos endereços apontados nos mandados. “Este aqui foi expedido dia 22 de abril. Mas os populares informaram que ele já não mora aqui há mais de um ano”, afirmou o agente Anderson Pedroso.
O terceiro dos quatro filhos da dona de casa Regineide Amaro, de 33 anos, foi o único adolescente encontrado pela polícia. “É o único que dá trabalho”, afirmou a mãe. “Ele rouba de mais. Também não quer ir de jeito nenhum para a audiência com o juiz”, disse ela. Segundo a família, o garoto é usuário de drogas desde os dez anos de idade e rouba para manter o vício.
O garoto de 15 anos se escondeu ao perceber a chegada da polícia. O menino só foi encontrado quando os agentes estavam de saída da comunidade Barreiros, onde era procurado. Na casa do adolescente, os policiais encontraram equipamentos de som roubados de uma igreja evangélica durante a madrugada desta quinta. “Ele não confessou, mas agora poderá ter mais esse flagrante de furto ou receptação contra ele”, afirmou o agente.
Atualmente, a DEA possui 200 mandados expedidos para serem cumpridos. Os agentes, no entanto, afirmam que não estão cumprindo os mandados de apreensão porque não há vagas nos Centros de Educação do Estado, os Ceducs. “Ele será levado ao Fórum Miguel Seabra hoje à tarde e será liberado em seguida”, explicou.

Nenhum comentário: