quinta-feira, 27 de junho de 2013

Santuário de Santa Rita de Cássia: 3 anos de inauguração, quilômetros de polêmica

Publicado por Wallace Maxsuel em Santa Cruz | Quarta-feira - 26/06/2013 - 11:26h  |  Seja o primeiro a comentar
santuario santa cruz rn
Hoje (26) talvez poucas pessoas lembrem, até mesmo o poder público esqueceu, mas é o aniversário de três anos de inauguração do Santuário de Santa Rita, que teve em média suas obras por dois anos, com recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Governo Municipal, além da doação do terreno por parte da Paróquia de Santa Rita de Cássia.
Sendo a maior estátua católica do mundo, e maior monumento das Américas, a marca de “madrinha dos sertões” levantou um marketing de cidade turística-religiosa, com procissões solenidades, cerimônias, romarias e a amplificação da publicidade da Coroa de Santa Rita, uma espécia de Missa e Romaria mensal.
DSC_6862Na inauguração, o Governo do Estado mobilizou grande estrutura, pois seria uma das duas obras inauguradas no Governo Iberê Ferreira em Santa Cruz, sendo que as mesmas (Restaurante Popular e Santuário) foram articulados no Governo de Wilma de Faria. Com um público de pouco mais de 80 mil pessoas que passaram pelos dois dias de eventos, o Santuário foi destaque pelas redes sociais e aos poucos teve visibilidade nacional com matérias de algumas emissoras de TV.
O Santuário teve início de sua construção e idealização no mandato do ex-prefeito e atual deputado Tomba Farias, durante o mandato paroquial de Padre Aerton Salles, ainda Governo de Wilma de Faria, isso pleno ano de eleição municipal. Quando concluída, o prefeito era o sucessor eleito por Tomba, o primo Péricles Rocha, o mandato de Padre Valtair Lira, já no Governo Iberê, e interessante novamente: Em ano eleitoral.
As grandes cerimônias contaram com a presença do Arcebispo de Natal da época, o Dom Matias Patrício de Macêdo, além de serem transmitidas pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Rural de Natal.
Antes da inauguração, quando as obras estavam com mais de 60% concluído, saiu o decreto de criação do Santuário de Santa Rita de Cássia foi assinado em 11 de outubro de 2009, por dom Matias Patrício de Macêdo, no encerramento da visita pastoral à Paróquia de Santa Cruz.
De segunda a sábado, o santuário é aberto para visitação, das 7 às 18 horas. O local também pode ser um espaço para retiros e encontros de grupos pastorais, além de receber vários eventos de entidades, como o Encontro Regional de Mídia Eletrônica do Trairi e reuniões do Pólo Turismo Agreste-Trairi.
Muita coisa bora, mas também muita polêmica. Protestos, debates e várias contradições sempre são levantadas com o nome do Santuário. O peso e a responsabilidade que o nome do complexo traz tem sempre colocado a sociedade em discussão de melhorias, mudanças de hábito e questionamentos sobre utilidade, projetos e administração do principal monumento do Trairi.
São 3 anos de inauguração, mas a quilometragem de polêmicas é enorme. Durante hoje (26) e amanhã (27), datas que lembram as festividades de inauguração, vamos relembrar muita coisa desses três anos. Aguardem!
Fiéis em missa de Inauguração no Pátio da Matriz, em 26 de Junho de 2010
Chegada do Governador Iberê Ferreira
Missa de Inauguração com Padre Aerton Salles e Padre Valtair Lira
Descerramento da placa de inauguração do Santuário de Santa Rita


Nenhum comentário: