quarta-feira, 17 de julho de 2013

Arena das Dunas será entregue em dezembro, reafirma secretário


Arena das Dunas atingiu 78,25% no último balanço
apresentado pela OAS (Foto: Jocaff Souza)

Arena das Dunas - junho/2013 (Foto: Jocaff Souza)Cobertura metálica está sendo preparada para ser içada (Foto: Jocaff Souza)
Em meio a especulações de que a obra será entregue somente em fevereiro de 2014, a construção da Arena das Dunas, em Natal, segue em ritmo intenso. Com 78,25% de conclusão do serviço, o responsável pela Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, rechaçou a ideia de atraso na obra e confirmou a conclusão da obra para 31 de dezembro, prazo estabelecido pelo governo do estado e pela construtora responsável.
- Eu estranhei essas informações que saíram na imprensa de que no balanço de agosto a Arena das Dunas vai estar com a obra atrasada. Ora, quem levou as informações para o Comitê Organizador Local fui eu. Tivemos uma reunião com todos os gestores das cidades-sede e continuamos com a certeza de entregar a nossa obra em 31 de dezembro de 2013. Nunca estivemos fora do cronograma e só temos notícias boas da construção. Acho muita estranha essa informação que está sendo veiculada - disse Demétrio ao GLOBOESPORTE.COM.
Até o final do mês deste mês, deve ser iniciada a colocação da cobertura metálica na Arena das Dunas, como também o plantio do gramado. Segundo o gerente de marketing do consórcio, Arthur Couto, a obra segue o ritmo do cronograma estabelecido pela Fifa.
- A obra está sendo executada em frentes múltiplas e algumas seções já foram finalizadas. Outras, como a parte da acabamento, estão em execução. Nesse mês, foi iniciada a montagem da cobertura do estádio e o campo deverá ter o gramado plantado em breve, já que a tubulação para a drenagem foi colocada - explicou.
Segundo a Secopa, 65% do material utilizado na cobertura metálica já foi montado e a expectativa é de que, até o final deste mês, a estrutura comece a ser instalada.
Obra avançada
Toda a superestrutura, que é a montagem das arquibancadas, foi concluída. Dentro da arena, estão em andamento as instalações elétricas, como a colocação da fiação de internet e cabos telefônicos e a instalação dos dutos da central de ar condicionado; hidráulicas, com a colocação dos chuveiros e torneiras, tanto nos vestiários quanto nos banheiros; e do sistema de segurança, com a colocação de sprinklers em toda a estrutura.
saiba mais
Os camarotes e áreas vips estão em fase final de conclusão e já recebem as esquadrias e vidraças, assim como a instalação dos condicionadores de ar.
Os acessos às arquibancadas estão sendo construídos. Estão em fase de construção rampas e escadas. Estas são projetadas com moldes metálicos criados no canteiro de obras, otimizando o tempo de construção.
Arena das Dunas - junho/2013 (Foto: Jocaff Souza)Gramado deve ser plantado até o fim de julho,
segundo construtora (Foto: Jocaff Souza)
No campo, onde serão disputados quatro jogos durante a Copa do Mundo, foi finalizada a colocação da tubulação adequada para o drenagem do local. Nas laterais, estão sendo instaladas calhas para facilitar a retirada de água.
Nesta parte, o terreno está sendo preparado para receber o gramado. Uma camada de brita está sendo colocada para, logo em seguida, receber uma camada de areia. Logo depois, a grama será plantada.
A área externa está sendo pavimentada. Um calçadão está sendo construído desde o entorno da arena até a área onde ficava o antigo kartódromo, que ainda está com entulho e morros de areia e barro.

Nenhum comentário: