terça-feira, 6 de agosto de 2013

60 anos Hiroshima — o primeiro ataque atômico da história


Em 6 de agosto de 1945 um ataque nuclear devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki. A Segunda Guerra Mundial chegava ao fim com a utilização de uma arma com um potencial de destruição até então desconhecido e incomparável.

Uma densa coluna de fumaça elevando-se a mais de 60 mil pés de altitude sobre o porto japonês de Nagasaki. Era a segunda vez que se utilizava uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Em junho de 1945, os cientistas do Projeto Manhattan trabalharam duro com o objetivo de testar os resultados de aproximadamente três anos de trabalho exaustivo. O local escolhido para o teste da primeira bomba atômica foi o Deserto de Alamogordo, no Novo México, numa área batizada de “Trinity”. Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da história. O deserto ficou iluminado com a claridade de mil sóis. Quem presenciou os testes, principalmente os cientistas envolvidos, ficou perplexo. Openheimer, o pai da bomba atômica, comentou o evento com as seguintes palavras: “Algo nos dizia que, a partir daquele instante, a vida não seria a mesma. Recordo que nesse momento pensei em um texto sânscrito que havia lido certa vez em Berkeley: ‘Agora, converti-me em companheiro da morte, em destruidor de mundos’”. (A Segunda Guerra Mundial. vol. XII. p. 256)







Nenhum comentário: