sábado, 22 de fevereiro de 2014

No passo da Copa: Natal na Sapucaí


O Brasil é mesmo o país do futebol e do Carnaval, e a escola de samba mirim Mangueira do Amanhã comprova a máxima ao levar para a Marques de Sapucaí o enredo “Um Conto Potiguar: Natal na Copa do Mundo”. Vinculada à tradicional Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, a escola mirim – que também defende as cores verde e rosa – é composta por crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. A agremiação, que entra na avenida com (exatos) 1.238 componentes, distribuídos em 23 alas, para ressaltar a cultura e a história da capital potiguar desde antes da colonização.

A cantora potiguar Roberta Sá, radicada no Rio, Alcione (fundadora e presidente de honra da escola mirim) e Rosimary são as personalidades convidadas que já confirmaram presença como destaques durante o desfile, que acontece na terça-feira (4) de Carnaval. O ensaio geral está marcado para a próxima segunda-feira (24), na sede da Mangueira. Ao todo desfilam 17 escolas de samba mirins, grande parte delas ligadas às tradicionais agremiações ‘dos adultos’.

O tema “Natal na Copa”, segundo o dirigente Soca, também fundador da escola mirim e atual presidente da Mangueira do Amanhã, foi definido através de sorteio. “Todas as escolas de samba mirins aqui do Rio irão falar sobre a Copa, e ficamos com a missão de contar essa história de Natal”, informou Soca pelo telefone à reportagem do VIVER. Ele informou que os trabalhos no barracão começaram em junho e que toda a pesquisa foi feita através da internet. “Bem que tentamos contato com alguém da Prefeitura daí, mas não conseguimos. Não recebemos nem um beijo”, disse o presidente, frisando que a escola não recebeu nenhuma ajuda financeira vinda da Prefeitura de Natal ou do Governo do RN.

“Esperamos que um dia nos convidem para ir se apresentar aí, Natal estará muito bem representada pela Mangueira do Amanhã”, garantiu o presidente, avisando que 99% do trabalho está concluído. O carnavalesco que assina o desfile em 2014 é Levi Cintra, e o samba enredo foi todo composto pelas crianças. “A interpretação também está à cargo delas, assim como a condução da bateria. Aqui, adultos apenas na diretoria”, explicou Soca.

Nenhum comentário: