domingo, 16 de fevereiro de 2014

Terminal graneleiro é discutido em audiência em Porto do Mangue

Próximo passo é lançar o edital para escolher a empresa que realizará a obra e terá direito a explorar o negócio pelos próximos 35 anos.
Os moradores de Porto do Mangue, a 226 km de Natal, prestigiaram em peso a audiência pública realizada neste sábado (15), para debater a instalação de um terminal graneleiro privado na cidade. O evento foi realizado na Câmara Municipal. Na oportunidade, foi apresentado o estudo técnico de implantação do empreendimento.

A audiência foi liderada pelo próprio prefeito Francisco Gomes, o Titico, que anunciou a formação de uma comissão especial para acompanhar os trâmites do projeto. Escolhido presidente deste grupo a convite da própria Prefeitura, coube a Rogério Marinho (PSDB), detalhar a importância do novo porto não apenas para o futuro da cidade, mas também do Rio Grande do Norte.

“A economia será fortalecida, serão atraídos novos investimentos. Nós estamos discutindo aqui o futuro do nosso Estado. Este é o projeto mais importante do RN nos últimos 50 anos. Isso vai mudar a economia potiguar. Hoje, estamos realizando uma discussão histórica”, disse Rogério Marinho.

O projeto do novo porto foi colocado como uma das prioridades por Rogério Marinho para o Estado desde a sua chegada a Sedec, no final de 2012. Com a realização da audiência, o próximo passo agora é lançar o edital para escolher a empresa que realizará a obra e terá direito a explorar o negócio pelos próximos 35 anos.

A licitação será feita em forma de concorrência pública por melhor oferta. Aquela que oferecer a proposta financeira mais atrativa para o município será considerada vencedora. Porto do Mangue foi a cidade escolhida para receber o investimento por ter condições técnicas consideradas ideais para receber um terminal marítimo.

O prefeito Francisco Gomes fez questão de agradecer ao empenho de Rogério a favor do projeto, assim como do deputado federal Henrique Eduardo Alves. “Este não é um projeto apenas de Porto do Mangue, mas de todo o RN”, disse o chefe do executivo municipal.

Também presente a solenidade, o deputado estadual Leonardo Nogueira demonstrou todo o seu otimismo com relação ao futuro. “Porto do Mangue será a Rotterdam do Brasil”, disse o parlamentar, em referência a cidade holandesa, que ganhou importância econômica para toda a Europa a partir da construção de um terminal marítimo em seu território.

Ainda estiveram presentes os prefeitos Ivan Júnior, de Assu, e Júnior Benevides, de Carnaubais, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, representantes da Sedec e da Fiern, além de vereadores e lideranças locais.

Nenhum comentário: