quarta-feira, 9 de abril de 2014

A Zumba chegou com tudo em Jaçanã

Ontem teve início em Jaçanã as aulas de Zumba com o professor Daniel Martins no Sindicato dos Trabalhadores, mais de 40 pessoas participaram deste primeiro dia, e desde já viram que o rítmo das aulas é bem puxados o que só agradou a todos. As pessoas que ainda não se inscreveram pode fazer sua inscrição na hora. As aulas serão sempre nas terças, quintas e sábados e serão em dois horários, das 17 as 18:00h e das 18 as 19:00h. Lembramos que a zumba é indicada para todas as idades e para homens também. Estimasse que cerca de 139 milhões de  pessoas pratiquem zumba no mundo.



Lista de algumas celebridades que praticam a Zumba
Ivete Sangalo
Claudia Leite
Glenda Koslowski
Shakira
Jennifer Lopez
Michelle Obama
Demi moore
Cantor Pitbull
Wyclef Jean
Os Rapazes do One Direction
entre outras.


A Zumba nasceu na Colômbia, virou febre nos EUA e agora desembarca por aqui em várias academias de fitness com o intuito de acelerar o emagrecimento de maneira divertida. Está sem estímulo para malhar? Essa dança latina pode te dar um empurrãozinho!


Se Zumba ainda não faz parte do seu vocabulário fitness, chegou a hora de conhecer melhor essa modalidade que já conquistou cerca de 14 milhões de adeptas em 185 países. Até famosas, como Emma Watson, Shakira e Jennifer Lopez já aderiam a essa dança latina supersensual, que promete queimar de 600 a 1000 kcal em uma hora de aula. Quem garante é Caroline Pascarelli, professora de zumba da Contours, academia exclusiva para mulheres.

Como surgiu

A aula foi criada por um acaso em 1990, quando o colombiano Alberto "Beto" Perez, que ensinava ginástica aeróbica, em Cali, esqueceu a trilha sonora da aula e resolveu improvisá-la com os CDs de salsa e merengue que carregava na bolsa. Por pura intuição, ele fez nascer um novo método, que tem a música como condutora de movimentos aeróbicos. Em 2001, a dança-fitness foi levada para os Estados Unidos e agradou tanto que virou febre - e marca! Hoje, além das academias, já existem DVDs que ensinam o passo a passo da dança para ser praticada em casa.

Como é a aula

Segundo Caroline, a aula insere exercícios aeróbicos e localizados em uma coreografia divertida, que combina movimentos de rumba, salsa, merengue e reggaeton. "Mas hoje já começaram a acrescentar samba e hip-hop à modalidade. A ideia é que a aluna se divirta, enquanto tem um alto gasto calórico", conta a professora. Na opção "fitness", toda a sequência de passos é realizada explorando o peso do próprio corpo, já a versão "toning" é feita com maracas de 1kg, que se assemelham a halteres. Para idosos, gestantes e iniciantes existe ainda a "Zumba gold", que é feito com intensidade baixa, menos agachamento e menor complexidade de passos. Isso significa que para entrar no ritmo - e em forma - não é necessário ser expert em dança.

Benefícios proporcionados

A alta intensidade do exercício é comparada a de uma aula de corrida, spinning e muay thai. Resultado: é possível notar os quilinhos a menos depois de um mês de aula feita com uma frequência de duas a três vezes semanais. Além disso, Caroline destaca outros benefícios, como melhoria no sistema cardiovascular e do condicionamento físico, ganho na tonificação muscular dos membros inferiores (glúteo, quadríceps e panturrilha), aprimoramento da coordenação motora e da agilidade, e aumento da autoestima.

Nenhum comentário: