sexta-feira, 11 de abril de 2014

Obras não conseguem vencer burocracia e atrasam cronograma



Diversos trâmites burocráticos, necessidade de avaliação de novas planilhas e estudos e exigências do Ministério Público levaram ao atraso de quatro das principais obras da Prefeitura do Natal, na atual gestão. Estão com cronograma em atraso: os reparos no Parque da Cidade; o enrocamento de Ponta Negra e a recuperação do calçadão da orla de Ponta Negra à praia do Forte; a reconstrução do Mercado Modelo das Rocas; e os serviços no viaduto do Baldo. Essas foram obras citadas no início da gestão como prioritárias. As três primeiras tiveram início no 2º semestre de 2013 e estão com atraso em relação ao prazo inicial de conclusão.
Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Foto: Magnus Nascimento



A principal explicação dada pelos secretários responsáveis pelas obras para justificar os atrasos e adiamento dos prazos foram questões burocráticas, principalmente no que diz respeito às licitações. No atual cronograma, as obras têm prazo de conclusão estipulados entre maio, no caso do calçadão de Ponta Negra, e dezembro, para as obras no Baldo. Confira a situação das obras.

Parque da Cidade
De acordo com Marcelo Toscano, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a obra está na fase de recolocação dos elevadores da Torre do Memorial; e término do acesso do parque pelo bairro de Cidade Nova, inclusive com recuperação do teleférico para portadores de necessidades especiais. Além disso, a empresa responsável pela obra está recuperando o que já havia sido feito, mas se desgastou devido ao tempo sem uso.

Os serviços, executados pela Tecnopav Construções, estão orçados em R$ 3,6 milhões e devem ser concluídos até o início de junho. Em julho passado, a Prefeitura estimou em “12 meses ou até antes” o tempo de execução. Segundo o secretário, os trâmites burocráticos, como licitação e estudos sobre quais serviços precisavam ser feitos atrasaram o início das obras.

Nenhum comentário: