quarta-feira, 2 de abril de 2014

Papa Francisco lembra 9 anos da morte do beato João Paulo II

Joao Paulo II
No dia 2 de abril de 2005 terminava o terceiro pontificado mais longo da história da Igreja Católica. Na Praça de São Pedro, milhares de fiéis se mantiveram em vigília e, às 21h37, horário de Roma, o mundo parou diante da notícia da morte do Papa João Paulo II, no seu apartamento privado, no Vaticano. O momento histórico foi lembrado nesta quarta-feira (02) pelo Papa Francisco, durante a Audiência Geral no Vaticano.
Saudando os peregrinos polacos presentes na praça de São Pedro para a audiência geral, o pontífice evocou a figura de João Paulo II, falecido faz hoje precisamente 9 anos, aos 84 anos. O Santo Padre recordou a próxima canonização do Papa polaco, no final do mês, convidando todos a prepararem-se espiritualmente, reavivando o património de fé que ele deixou.“Imitando Cristo (recordou Papa Francisco), ele foi para o mundo um pregador incansável da Palavra de Deus, da verdade e do bem, até mesmo com o seu sofrimento. Foi esse o magistério da sua vida, a que o povo de Deus respondeu com grande amor e estima. Que a sua intercessão reforce em nós a fé, a esperança e o amor!”
Um pouco de história  - A cerimônia fúnebre de João Paulo II durou cerca de 3 horas, presidida pelo então decano dos cardeais, o Cardeal Joseph Ratzinger. Na hora do adeus ao Papa João Paulo II, milhares de fiéis se reuniram mais uma vez em oração na Praça São Pedro e os sinos da Basílica encerraram a cerimônia.
Entre os principais documentos deixados pelo vasto legado deste Sumo Pontífice, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas; além de ter realizado 104 viagens internacionais, incluindo três visitas a Portugal e 4 visitas ao Brasil. A última delas para o congresso mundial das famílias em 1997 no Rio de Janeiro.
João Paulo celebrou 147 ritos de beatificação, nos quais proclamou 1338 beatos, e 51 atos de canonização, correspondendo a um total de 482 santos.

Nenhum comentário: