quarta-feira, 7 de maio de 2014

Bombeiros fazem treinamento na ponte Newton Navarro



Uma turma de quinze bombeiros fez hoje (7), na ponte Newton Navarro, a primeira aula externa do Curso Básico de Salvamento em Alturas, ministrado por três instrutores do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, descendo de uma altura de aproximadamente 50 metros. Na sequência das aulas externas, o grupo fará outro treinamento, amanhã, na Arena das Dunas.
Curso foi ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Foto: Magnus Nascimento


De acordo com o coordenador do curso, tenente Gleidson, as aulas começaram na semana passada e terminam nesta sexta-feira. Antes das práticas na ponte e na Arena, ele explica que foram feitas treinamentos nas duas torres de seis e 13 metros do quartel do comando geral da corporação.

O coordenador destaca que com o crescimento verticalizado da cidade e o aumento das ocorrências envolvendo andaimes e jaus, tornar bombeiros especializados para essas situações é essencial. "Não são atividades novas, mas o conhecimento está sendo aprimorado", disse.

Este é o primeiro ano do curso de salvamento em alturas no CBM/RN. Para ministrá-los, foram trazidos pessoal do Rio de Janeiro, onde o curso é feito desde 1986. Neste ano, já foram  ministrados os cursos especializados de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Estágio de Salvamento em Mar Aberto (Esama) e, na próxima semana, haverá o curso de Salvamento Terrestre, que será ministrado por instrutores paulistas.

Segundo o tenente Gleidson, o curso foi realizado devido a convênio com a Secretaria Especial de Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça. A parceria possibilitou a realização das aulas e aquisição do material para o Corpo de Bombeiros potiguar.
No total, quinze bombeiros participaram do treinamento


Apesar de aberto a outras corporações, com dez vagas para a Polícia Militar e cinco a serem dividas entre Polícia Civil e Itep, apenas um PM e um policial civil participaram. Ele acrescenta que não houve qualquer custo para participar, foi necessário apenas se inscrever.

O sargento Pereira, há 17 anos na corporação, afirma que além do Brec não fez nenhum outro curso de especialização. "O curso dá segurança para que o objetivo seja alcançado. Tem que treinar, se não, na hora da ocorrência não sai ou pode sair errado", afirma.

Nenhum comentário: