terça-feira, 11 de março de 2014

Creche pronta há seis anos na Grande Natal nunca foi inaugurada

Do G1 RN
Uma creche construída no conjunto Manaí, em Extremoz, município da Grande Natal, está pronta há 6 anos mas nunca foi inaugurada. A unidade foi construída com recursos federais e tem estrutura considerada modelo (veja vídeo ao lado).
Klaus Rêgo, prefeito de Extremoz, afirma que a construtora que trabalhou na edificação da creche fugiu dos padrões de estrutura estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com isso, ainda de acordo com o prefeito, o Governo Federal proibiu a ocupação do prédio até que fossem feitas as adequações. Rêgo garantiu que no dia 18 de março vai se reunir com os representantes do FNDE e até 12 de maio deve ter uma resposta para a população acerca dos encaminhamentos a serem adotados para colocar a creche em funcionamento.
saiba mais
A população local reclama da falta de assistência escolar na região e lamenta o fato de o prédio estar abandonado. "É uma pena, não só para mim e para os meus filhos, mas para toda a comunidade", reclamou o instalador hidráulico Luis Carlos Fabrício. A creche atenderia crianças do berçário ao quarto ano, com possibilidade de abrigar 700 alunos de cinco comunidades.
Reportagem feita pela Inter TV Cabugi mostra que o abandono da estrutura é evidente. Há janelas quebradas, mato crescido pelo terreno e paredes desbotadas. A dona de casa Irla Rodrigues conta que desistiu de matricular os filhos na única creche que atende a região porque ela fica a 5 quilômetros da residência dela. Apesar de haver um veículo escolar que leva as crianças, as mães não têm como buscá-las.
Kaliane de Souza também é dona de casa e reclama que deixou de trabalhar para cuidas dos filhos, pois não tem onde deixá-los. “Dá uma revolta, porque isso aqui é dinheiro público. É dinheiro jogado fora”, disse.

Nenhum comentário: