domingo, 1 de junho de 2014

A Bíblia Não Diz Que os Gafanhotos Que João Batista Comia Eram Uma Espécie de Vegetal

Quando se lê, no relato a respeito de João Batista, que ele comia gafanhotos, muitos sentem uma revolução no estômago, imaginando que o profeta estaria comendo algo imundo.

Já li em alguns comentários e já ouvi al­guns professores de Bíblia afirmando que aqueles gafanhotos eram uma espécie de vegetal.

A Bíblia, porém, deixa claro que João Ba­tista comia mesmo eram os insetos que conhece­mos pelo nome de gafanhoto, o que é uma boa tradução para a palavra grega "akridià". Confira:

"E este João tinha o seu vestido de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lom­bos. e alimentava-se de gafanhotos e de mel silves­tre." (Mateus 3:4).
Voltando, porém, no tempo, ao lermos o livro de Levítico, vamos descobrir que João estava comendo uma das mais finas iguarias do seu tem­po, a qual era plenamente permitida até pela Lei do Senhor. Leiamos Levítico 11 :20-22:

"Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação. Mas isto comereis de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés: O que tiver pernas sobre seus pés para saltar com elas sobre a terra. Deles comereis estes: O GAFANHO­TO segundo a sua espécie, e o hargol segundo a sua espécie, e o hagabe segundo a sua espécie".
Segundo esta definição comer gafanhotos e até GRILOS E SALTÓES constituía-se uma dieta saudável e correta.

Nenhum comentário: