quinta-feira, 5 de junho de 2014

Principal via de acesso à Fan Fest fica mais estreita e manterá mão dupla

Pedro Andrade
repórter

Com a reurbanização da orla de Natal, a avenida presidente Café Filho, uma das principais vias de acesso à Fifa Fan Fest - evento que vai acontecer entre os dias 12 de junho e 13 de julho, na Praia do Forte, está mais estreita, mas continua como via de mão dupla, segundo informações do secretário adjunto de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Walter Pedro da Silva. E, ainda assim, a avenida está entre as indicações da Semob para estacionamento, dos que se dirigirem à Fan Fest.
Na orla, clima é de correria para finalizar obras antes da Copa
A redução de quase um metro na largura da avenida foi necessária para a implantação da ciclovia. Com o atual traçado, o trânsito no local perdeu uma faixa de rolamento no sentido Via Costeira - Redinha, deixando apenas uma faixa em cada sentido. No sentido Redinha - Via Costeira, os canteiros são usados como estacionamento.

Walter Pedro considera que o espaço restante é suficiente para a demanda durante a Fan Fest, tanto do ponto de vista do trânsito, quanto de estacionamento. A outra via com vagas para estacionar é a 25 de Dezembro, paralela à Café Filho. "A programação da Fan Fest vai das 10h às 22h, então a demanda deve ser parcelada e não toda de uma vez", disse ele. De transporte público, Walter Pedro afirma que normalmente 13 linhas de ônibus passam pelo local da Fan Fest e, visando reduzir o fluxo de veículos particulares na região, as linhas que normalmente vão até o bairro da Rocas serão estendidas até o local da festa.

A Fifa Fan Fest será realizada  em área de 34 mil metros quadrados com capacidade para 20 mil pessoas. O local terá praça de alimentação, pista para o público, palco para apresentações musicais, área para imprensa e estacionamento para veículos da Fifa e organização do evento.

Reurbanização
A reurbanização da orla de Natal - da praia do Forte até Ponta Negra - está orçada em R$ 12 milhões, dos quais 95% dos recursos são do Ministério do Turismo e o restante contrapartida da Prefeitura do Natal. O clima é de correria e ajustes finais. Na última semana antes da Copa do Mundo, a empresa ainda termina a pavimentação do calçamento, coloca os últimos postes da nova iluminação e começa a implantar os novos parapeitos.

Nenhum comentário: