terça-feira, 3 de junho de 2014

Zona Norte de Natal: 66% não creem em legado


Mais de 66% dos moradores da zona Norte não acreditam que Natal ficará melhor após a realização da Copa do Mundo. O dado foi revelado através de uma pesquisa quantitativa realizada pela Consult Pesquisa em parceria com a TRIBUNA DO NORTE. O estudo divulgado no último domingo, dia 1, mostra que a maioria dos natalenses - 53,18% - não está confiante com o possível "legado da Copa" e os moradores da zona Norte, onde as obras do Pró-transporte se arrastam há pelo menos seis anos, respondem pela maior fatia no grupo dos desesperançosos. Em contrapartida, na zona Sul - onde se concentram as obras de mobilidade urbana - o índice de confiança é o maior - 52,63%.
Zona Norte: obras de terraplenagem na avenida Rio Doce
A Consult questionou os natalenses sobre os benefícios que a Copa poderia trazer para Natal. Entre os 425 entrevistados, 53,18% afirmaram que a cidade não vai ficar melhor. Outros 40,47% concordam que o evento será bom para a capital e 6,35% não souberam responder. No grupo dos que afirmam que a cidade não ficará melhor, chama atenção que 66,34% moram na zona Norte da cidade. É o caso da comerciante Inácia Dantas que há quase 30 anos tem um ponto comercial na avenida das Fronteiras, no bairro Panatins. "A gente sabe das obras lá perto da Arena. Aqui, na zona Norte, não acontece nada", lamentou.

Para Paulo de Tarso,  diretor geral da Consult Pesquisa, esse dado mostra que as obras associadas ao Mundial não chegaram à zona Norte da cidade. "Pelos números, compreendemos que os moradores daquela região não foram beneficiados com nenhum projeto. Não há obras na zona Norte. O morador não vê as melhorias. Os projetos para aquele setor estão parados", lembra.

Enquanto os moradores das zonas Sul sofrem para desviar das ruas e avenidas bloqueadas devido às obras de mobilidade no entorno da Arena, o trânsito na zona Norte continua caótico especialmente em horários de pico. "Acho que nossa região acaba ficando à margem dos investimentos que são feitos na cidade. A última obra s por aqui foi a ponte Newton Navarro. Agora, fizeram outras obras para acesso do aeroporto. Mas aqui por perto, não acontece nada", disse o também comerciante Jailson Pereira.

Dos dez projetos tocados pelo Município, seis vão ficar prontas até os primeiros jogos e todos se concentram no outro extremo da cidade - a zona sul. A quantidade de projetos naquela região, para Paulo de Tarso, explica o porquê dos moradores daquele local serem mais otimistas. De acordo com a pesquisa, no grupo de 40,47% que acredita em melhorias em Natal, 52,63% moram na zona Sul. "São aqueles que presenciam as mudanças. Por isso há essa aprovação", conta. A pesquisa aponta ainda que 64% consideram que as obras de mobilidade no entorno da Arena das Dunas valem os transtornos que estão causando à população da cidade.

Nenhum comentário: