terça-feira, 23 de setembro de 2014

PESQUISA IBOPE: O fato é que os números, pela primeira vez, não são bons para Cássio


A pesquisa Ibope, divulgada pela TV Cabo Branco, mostra números que nos levam a crer que a eleição na Paraíba vai ser decidida no segundo turno. A diferença das intenções de voto do candidato do PSDB, Cássio Cunha Lima, e a soma das intenções dos outros candidatos não existe mais. Na primeira pesquisa Ibope, no dia 01 de setembro, era de 9%. Alguns movimentos merecem uma reflexão. O primeiro deles é a queda de Cássio de 47% para 42%. Os mais pessimistas esperavam uma queda de 1% ou 2% no máximo, mas não de 5% como aconteceu.
Talvez seja efeito da exposição negativa que Cássio sofreu com a revelação de que recebe uma pensão de ex-governador e um salário de senador. O tucano enfrentou os ataques com firmeza e tentando ser transparente, mas o episódio pode ter deixado marcas. É possível que eleitor também não esteja gostando da tática agressiva da equipe de campanha cassista. Apesar de bem articulada, um erro na dose pode transformar Ricardo numa vítima. É bom lembrar que para muitos dos eleitores é o bombardeio de um adversário que há pouco mais de seis meses era um aliado e, até então, silenciava. O fato é que os números, pela primeira vez, não são bons para Cássio mesmo se mantendo na liderança com mais de 5% à frente.
O avanço e aumento do alcance da campanha de Ricardo eram sentidos pelos analistas políticos. Inclusive estavam materializados nas pesquisas de consumo interno. Mas impressionou o tamanho do crescimento em 20 dias. Pulou de 33% para 37%. Difícil explicar o impulso, mas talvez agora, mas perto da eleição, esteja surtindo efeito do discurso socialista de que gestão não se mede por carisma, arrogância ou aspereza. Ricardo também tem apostado todas as suas fichas na região metropolitana, onde é conhecido e ainda recebe os créditos dos anos que passou como prefeito da capital. Além disso, RC pode estar conseguindo mostrar no guia que muitas obras que ele começou, e que não conseguiu terminar ainda, podem ser uma “realidade” se ele receber uma segunda chance. O pedido soa de forma emotiva e parte de quem é conhecido pela forma dura de encarar o trabalho e as relações.
Ricardo sente o gosto do segundo turno. Cássio vê, pela primeira vez, seu favoritismo ser ameaçado. Sinais de que a disputa vai ficar mais acirrada; que independente de ser numa primeira ou segunda etapa, não será fácil para ninguém. Equipes de campanha por sua vez precisam medir com precisão os efeitos de suas estratégias. Quem errar na “mão”, corre o risco de perder a eleição por causa do próprio tropeço.
Mudança
Alguns números dessa pesquisa, se comparados ao da divulgada dia 01 deste mês, impressionam. Principalmente aqueles a favor de Ricardo, que há alguns dias teve que engolir números péssimos.
Rejeição
A pesquisa mostra que a rejeição de RC diminuiu de 33% para 26%. A de Cássio, pela primeira vez, depois que começou a propaganda, foi maior: 29%. Era 23%.
Metropolitana
Na zona da Mata/João Pessoa, Ricardo tinha uma rejeição maior que Cássio. Nesta pesquisa, houve uma mudança e 38% disseram que não votam no tucano, contra 26% disseram que “rejeitam” Ricardo.
Borborema
Em Campina Grande e na região da Borborema outro destaque. Cássio e Ricardo tem quase a mesma rejeição: CCL com 30% e RC com 29%.
Opinião
Apesar do avanço de Ricardo, mais da metade dos eleitores entrevistados, 53%, ainda acham que Cássio será o novo governador da Paraíba. É assim em todas as regiões e em todas faixas etárias.

Aprovação
A exposição nas entrevistas, debates e no guia também provocaram efeitos na aprovação do governo. A administração de RC foi considera ótima ou boa para 45% . Dia 01, era 43%.
Depoimento de Luciano
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), gravou um
depoimento para o guia de Ricardo Coutinho. A fala deve ser veiculada nos próximos dias. A aparição deve surpreender, principalmente, os apostam que a aliança entre PT e PSB tem mais fissuras do que elos. Na gravação, o prefeito da capital defende o nome de Ricardo como o melhor para capital e para o estado. RC já apareceu no guia do irmão do prefeito, o candidato ao Senado, Lucélio Cartaxo.

Nenhum comentário: