terça-feira, 2 de julho de 2013

Ex-homem sem rosto dá as caras

Divulgação

Transplantado comemora sucesso na cirurgia: 'Já sinto o beijo da minha família'
O primeiro norte-americano a receber transplante total de rosto fez ontem a sua primeira aparição pública após a última cirurgia, realizada em março - ele já fez 22. Dallas Wiens, 25 anos, afirmou que se adaptou bem à sua nova imagem. Ele recebeu novos nariz, lábios, pele, músculos e nervos de um doador morto não identificado.
Somente a visão não foi recuperada, mas ele já sente cheiros de novo. O transplante, feito no Hospital Brigham and Women de Boston (EUA), envolveu 30 médicos, enfermeiros e anestesistas, e durou 15 horas. "É um milagre", disseram os médicos.
Quem estava mais radiante na apresentação do novo rosto de Dallas, porém, era sua filha de três anos, Scarlette, que pode ver o rosto do pai novamente.
"Papai, você é tão bonito", disse a menina. E foi justamente o contato com a filha que mais emocionou o americano: "Já sinto o beijo da minha filha novamente". Ele ainda desabafou, com voz lenta, mas clara: "Transplantes dão a pessoas desfiguradas outra opção além de se olhar no espelho e odiar o que veem".
Wiens disse que algumas partes do rosto ainda estão inchadas, mas ele pretende seguir firme com a reabilitação para reconstruir suas funções nervosas. Sobre a volta do olfato revelou: "O primeiro cheiro que senti foi da lasanha do hospital. Vocês não fazem ideia de como pareceu deliciosa".
O tratamento, de 3,4 milhões de dólares, foi pago pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que tem o objetivo de utilizar os conhecimentos da nova técnica na recuperação de soldados feridos em combates.
Dallas Wiens recebeu um forte choque elétrico, em novembro de 2008, quando pintava uma igreja e um fio de alta-tensão o atingiu, desfigurando seu rosto.

Nenhum comentário: