sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RN vai receber médicos de seis países, confirma Secretaria de Saúde



Médicos estrangeiros têm aula sobre o SUS (Foto: Lorena Aquino/G1)Médicos estrangeiros têm aula sobre o SUS
(Foto: Lorena Aquino/G1)
O Rio Grande do Norte receberá médicos de seis países estrangeiros na primeira etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou nesta quinta-feira (28) a vinda de 18 profissionais da Espanha, Argentina, Rússia, Cuba, Portugal e Itália. Além dos médicos estrangeiros, 25 profissionais brasileiros, com formação no Brasil e exterior, atenderão nas cidades potiguares.

A maioria dos estrangeiros é da Espanha. São oito profissionais de nacionalidade espanhola. O segundo país com mais profissionais é a Argentina, com cinco. Na sequência estão a Rússia, com dois médicos, além de Cuba, Itália e Portugal, cada um com um profissional. Os estrangeiros vão para três cidades da Grande Natal e duas do interior. São elas Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, São Miguel do Gostoso e Touros.
Países Médicos
Espanha         8
Argentina         5
Rússia         2
Cuba         1
Itália         1
Portugal         1
Com os profissionais brasileiros, a quantidade de cidades atendidas aumenta. Entram na lista os municípios de Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras,  Monte Alegre, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana, totalizando 19 cidades potiguares.

Nesta sexta-feira (30), secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica dos municípios beneficiados realizarão uma reunião na Sesap para sistematizar o acolhimento dos profissionais brasileiros e estrangeiros escolhidos no programa. Os médicos devem chegar ao estado a partir de segunda-feira (2).

Nenhum comentário: