sexta-feira, 25 de abril de 2014

Universidade de Coimbra vai admitir alunos brasileiros pelo Enem


Uma boa notícia para quem deseja fazer uma graduação no exterior, mais especificamente em Portugal. A Universidade de Coimbra divulgou nesta semana que vai aceitar estudantes brasileiros a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), liberando-os das provas tradicionais.

A medida facilita e incentiva o intercâmbio de alunos, apesar de uma campanha xenófoba contra brasileiros na mesma faculdade, em 2013. Brasileiros protestaram na internet contra a discriminação sofrida por portugueses.

Quem quiser se candidatar pode utilizar as notas do Enem desde 2011. As notas das disciplinas têm peso diferente no processo de seleção em função do curto escolhido - matemática é mais relevante à engenharia, por exemplo. Há diversos cursos, todos pagos e fixados em R$ 2100 mensais, com vagas específicas a estudantes brasileiros - se houver mais procura do que vagas, prevalece a maior nota. A nota mínima obtida no Enem para admissão é 600.

"Com a decisão da nova lei do governo português, que busca a internacionalização do acesso, surge a chance de termos novos canais de acesso. A condição imposta é que possamos garantir que os alunos tenham preparação equivalente à realidade local", explica o vice-reitor da instituição Joaquim Ramos de Carvalho. "O estudante brasileiro vai poder conviver com estudantes de cerca de 90 países".

Classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2013 e fundada em 1290, a Universidade de Coimbra conta atualmente com 23 mil alunos, com pouco mais de 2 mil brasileiros. Apesar do prestígio de história, a escola ficou em 358º lugar na última edição do ranking britânico da QS, especializada em ensino superior, atrás da USP, Unicamp e UFRJ.

Nenhum comentário: