segunda-feira, 23 de junho de 2014

O DECLÍNIO DO MAIOR EVENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO TRAIRÍ A CAPRIFEIRA DE CORONEL EZEQUIEL.




               cartaz de 2011


caprifeira coronel ezequiel













                cartaz de 2014
Existe uma diferença nos cartazes que divulgam o maior evento do Trairí, que foca o seguimento da Agricultura Familiar veja nos cartazes.
Os idealizadores dos cartazes dos dois exemplos de divulgação, mostram realmente o que queriam com a CAPRIFEIRA. O cartaz de 2011 mostra que o verdadeiro foco estava em potencializar um seguimento que por muitos estava esquecido, mas que poderia mudar a história não só do município de Coronel Ezequiel, mas da Região Trairí.

O cartaz de 2014 evidencia a realidade para que o evento  está sendo realizado, dando muito mais enfase a festa social do que potencializar um evento que gera renda sustentável e capacita o criador e o agricultor.
A realidade do cartaz de 2011, é marco histórico, destacando os maiores e melhores criadores do Estado do Rio Grande do Norte e do Nordeste através dos CAPRIL TRAIRY E CAPRIL CAUAÇU. Hoje estes caprils detêm as melhores genéticas das raças Boer e Dorper, estimulando outros criadores do próprio município e da região Trairi. Lembrando que eles foram estimulados a partir da 1ª CAPRIFEIRA DE CORONEL EZEQUIEL.
O cartaz de 2014 mostra realmente ao contrario, divulgando em um espaço muito pequeno e sem a minima possibilidade de leitura o que significa realmente a verdadeira CAPRIFEIRA para esta gestão, o mais ridículo destacando dois animais que fogem a real característica do evento e animais que não são do convívio do povo nordestino muito menos do povo brasileiro.
O declinio da CAPRIFEIRA DE CORONEL EZEQUIEL, fica visivel nos cartazes de divulgação


Veja o antes e o depois do maior evento da agricultura Familiar da Região Trairí. A CAPRIFEIRA DE CORONEL EZEQUIEL foi destaque a nível Nacional chegando a ser divulgado no Programa Globo Rural, mas a falta de compromisso com  os criadores  da região está levando este evento ao declínio. Lembrando que em apenas 3 eventos entre 2010 e 2012 ela entrou para o ranking Estadual. Veja o antes e o depois através dos cartazes e fotos.



 
       Entrado do evento em 2014                                              entrada do evento em 2011
Palco em 2011
                                                                                                                                                          O mesmo espaço em 2014  
Tire suas conclusões, através destas fotos.

Não estamos tratando de interesses políticos, mas do potencial existente que pode mudar a história de um povo. A maior prova é o numero de criadores organizados em Coronel e que está influenciando municípios vizinhos. É lamentável o que foi visto nesta 5ª CAPRIFEIRA DE CORONEL EZEQUIL.
A reclamação dos criadores estavam em toda parte, muitos até dizendo no próximo ano não viriam mais, outros não ficaram no evento, chegando ao cumulo de ter 5 baias vazias por falta de expositores consequentemente de animais.
No ano de 2013 quem coordenou a CAPRIFEIRA foi a Secretaria de Turismo, segundo o próprio secretario em 2014. Parte dos criadores não tinham conhecimento de quem estava coordenando.

Nenhum comentário: