quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Belezas do RN Engenho Ferreiro Torto


Marco inicial da colonização de Macaíba, o Solar do Ferreiro Torto é um monumento que resgata a história e o simbolismo dos tempos áureos da “Província submersa” que assim citou o Jurista Octacílio Alecrim.
Em meio à vegetação nativa com resquícios de Mata Atlântica, o Casarão secular permanece erguido e imponente, guardando em suas dependências fotografias que retratam parte da história econômica, social, política e religiosa de Macaíba, vislumbrando do nascer ao pôr do sol à passagem serena, de ida e vinda, das águas do Jundiaí.
O Solar do Ferreiro Torto foi construído pelo Coronel da Guarda Nacional Estevão José Barbosa de Moura em meados do século XIX, por volta de 1847. Ali se resguardavam as reservas da moralidade e da obediência humana. Em suas monumentais dependências internas eram realizadas reuniões e encontros da mais alta importância para o Município e para o Estado.
Assim, o Solar do Ferreiro Torto permanece vivo e operante, sendo guardião da história de um povo. Um povo que deve, por excelência, se orgulhar de tê-lo encravado nestas terras de todos nós.

Nenhum comentário: