quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bispos se reúnem em torno de indefinições sociais com as obras de Oiticica e Chapada de Apodi

Dom Jaime - Foto: Cacilda Medeiros
Dom Jaime – Foto: Cacilda Medeiros
Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira convocou uma reunião para tratar da  situação da construção da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, e da Chapada do Apodi, na região Oeste do Estado.
O encontro será sexta-feira (16), 9h, como o  bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanof Pereira, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó.
Obra orçada em R$ 350 milhões, com recursos federais e gerenciamento do Estado, a barragem de Oiticica abrangerá também parte do território dos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas, no leito do rio Piranhas-Assú, na Região do Seridó.
Das preocupações da Igreja com a obra, uma é a relocação dos moradores da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu. Muito pelas indenizações e retiradas das famílias para outra área.
Os bispos também traçarão sobre a situação das famílias residentes na Chapada do Apodi. Preocupação que se soma à das famílias de agricultores e entidades de classe, em torno do futuro de mais de seis mil pessoas que lutam para tentar impedir a instalação do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. No dossiê-denúncia, entidades locais, nacionais e moradores da região apontam diversas violações que serão implementadas caso o projeto seja concretizado, segundo a Igreja.

Nenhum comentário: