terça-feira, 13 de agosto de 2013

Castelos do RN








Não é preciso ir até a Europa para conhecer castelos. No Rio Grande do Norte mesmo é possível conhecer alguns. Só não vá esperando esbarrar em reis, rainhas, príncipes ou princesas, nem aguarde por tanto luxo e riqueza. Quando passar pelas cidades de Caicó, Carnaúba dos Dantas ou Sítio Novo, procure olhar para o horizonte e localizar estas construções.

A 104 km de Natal, no alto da Serra da Tapuia, em Sítio Novo, município da região agreste potiguar está o Castelo de Zé dos Montes. A obra de contornos assimétricos foi erguida pelo homem que dá nome ao castelo.

A construção começou em 1984 a partir de uma pequena capela dedicada à Virgem Maria. Zé afirma ter visto e recebido ainda criança as instruções de Nossa Senhora para levantar o castelo feito de pedras, tijolos, cimento e cal.

Existe uma pequena controvérsia a respeito da origem do castelo. Outra versão diz que o a imponente construção em meio ao sertão nordestino teria sido construído em 1953 e que Zé dos Montes teria comprado a Francisco Quintiliano, em 1983.

Desde então teria cuidado da preservação e constante ampliação. Mas independente da verdadeira história, o que vale é se aventurar pelos labirintos e apreciar a bela vista do alto do castelo. A visita custa R$ 5,00.

Também de propriedade particular, o Castelo Di Bivar foi idealizado por José Ronilson Dantas e começou a ser construído em 1984, ficando pronto quatro anos depois. Com suas formas arrendondadas, lembra castelos medievais.

A inspiração partiu de quando Ronilson assistiu ao filme “El Cid”, uma produção de 1961 que conta a história do herói espanhol Rodrigo Dias de Bivar, daí o nome do castelo. (http://www.youtube.com/watch?v=lVcBde2mj3I ).

Esta atração turística da cidade de Carnaúba dos Dantas serviu inclusive de cenário para o “O homem que desfiou o diabo”, filme baseado no livro “As pelejas Ojuara”, escrito pelo caicoense Ney Leandro de Castro.

Recentemente, o castelo ganhou um banho de luzes coloridas, o que o torna possível de ser avistado durante a noite e de uma forma muito mais encantadora. Aos interessados em fazer uma visita, recomenda-se marcar com antecedência para não dar viagem perdida.

O Castelo de Engady fica na cidade de Caicó, foi erguido pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo. A princípio, o desejo do sacerdote era que o lugar que foi sua residência por alguns anos, servisse de espaçopara estudos e oração.

O nome faz referência à Bíblia e significa “lugar onde as cabras bebem”. O espaço já serviu provisoriamente como sede do Corpo de Bombeiros da cidade de Caicó e também já foi sede do Mosteiro das Clarissas.

A construção de estilo mouro-medieval possui sete torres e também já serviu de cenário para casamentos e batizados. O mobiliário foi todo adquirido de fazendas, sítios e engenhos da região.

Há alguns anos foi comprado pelo Governo do Estado com o objetivo de transformá-lo em uma casa de cultura e museu, e seria administrado pela Fundação José Augusto, mas atualmente encontra-se fechado para visitações e já começa a se deteriorar.


Se você tem um sonho de visitar um castelo algum dia, saiba que existem alguns mais próximos de você do que imagina. Programe-se, ponha o pé na estrada e percorra pelo interior do Rio Grande do Norte para conhecer os castelos potiguares.




Castelo de Felipe Guerra

Nenhum comentário: