sábado, 17 de agosto de 2013

Prefeitura de Santa Cruz realiza ações de combate à seca e município é contemplado com cisternas do “Água para Todos”

A Prefeita Fernanda Costa confirmou, na tarde desta quinta-feira(15), que o município de Santa Cruz será contemplado com cinco cisternas de abastecimento simplificado, através do Programa "Água para Todos", do Governo Federal. 
Essa ação ajudará no trabalho que a prefeitura vem realizando para minimizar os efeitos da seca.  O objetivo do programa é justamente levar água potável para famílias de baixa renda que residem na zona rural do município e que sofrem com os longos períodos de estiagem.
Representantes da prefeitura e de agricultores participarão de uma reunião na Caixa Econômica Federal (Agência Cidade Alta), em Natal/RN, na próxima segunda (19), para conhecerem os trâmites burocráticos necessários até a efetivação do beneficio das cisternas do “Água para Todos”.
Além das cisternas que serão construídas, a prefeitura conseguiu recentemente, através de um termo de cooperação técnica junto ao Governo do Estado, 10 poços tubulares. Além disso, já construiu e recuperou dezenas de barreiros em várias comunidades rurais e, atualmente, está perfurando cacimbas nos leitos dos rios em atendimento a uma solicitação de pequenos criadores de animais que sofrem com a falta de água.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Mauricio Anísio, as chuvas registradas nos últimos meses no município de Santa Cruz não foram suficientes para atender a todas as necessidades das famílias que vivem no meio rural, ou seja, não deu para juntar água, e as previsões não são tão animadoras para os próximos meses. Por isso, a prefeitura não vem medindo esforços para dar assistência aos que residem na zona rural e as ações de enfrentamento à seca estão sendo tratadas pelo Poder Público Municipal como prioridade.

Nenhum comentário: