terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tomba assegura recursos para recuperação do Memorial Monsenhor Expedito

tomba_parlamentoSituado em São Paulo do Potengi, o memorial Monsenhor Expedito de Medeiros poderá em breve voltar a receber visitantes. O deputado estadual Tomba Farias (PSB) está assegurando, através de uma Emenda Parlamentar, recursos da ordem de R$ 50 mil, necessários para a reforma e recuperação daquele espaço histórico, que atualmente se encontra interditado, sem receber visitantes.
Para o parlamentar, é importante que o Memorial volte a funcionar, para que as atuais e futuras gerações possam conhecer um pouco da história de " um grande homem, que encampou o 'Grito da Seca' e que teve uma presença marcante em regiões como Agreste, Trairi e Potengi.
O Memorial foi inaugurado em 16 de Janeiro de 2001, dispondo de um acervo contendo documentação sobre a seca, correspondência particular, painéis ilustrativos sobre a vida e as ações do sacerdote, sua biblioteca com 200 títulos, mais de 100 fitas de vídeo com registro da vida religiosa, máquinas fotográficas antigas, fotografias e mobiliário antigo.
O Memorial funciona na antiga Casa Paroquial de São Paulo do Potengi, que foi construída em 1953, e serviu de residência do Monsenhor Expedito de Medeiros. O tombamento do local, por parte do Governo do Estado, ocorreu em 19 de setembro de 2002.

Nenhum comentário: