sábado, 17 de agosto de 2013

Dificuldade para comprar roupas motiva estudante do RJ a perder 55 kg


O estudante Lucas Lima Bartolotti perdeu 55 kg (Foto: Arquivo pessoal/Lucas Lima Bartolotti )O estudante Lucas Lima Bartolotti perdeu 55 kg
(Foto: Arquivo pessoal/Lucas Lima Bartolotti )
A dificuldade de encontrar roupas no seu tamanho foi a motivação que o estudante de engenharia Lucas Lima Bartolotti, de 21 anos, precisava para sair dos 145 kg. “No fim de 2012, fui fazer compras antes das férias e não encontrava nada. A única coisa que achei foi uma bermuda tamanho 56, mas quando me olhei no espelho do provador, percebi que precisava tomar uma atitude”, lembra o carioca, de Campos dos Goytacazes.
Acostumado com uma alimentação baseada em fast food, pizza e refrigerante, o jovem comia compulsivamente, mesmo sem fome. “Comecei a engordar com 10 anos, mais ou menos, mas em 2012, foi quando mais ganhei peso. Tomava quase 2 litros de refrigerante por dia”, conta Lucas.
Por causa desse estilo de vida, ele acabou desenvolvendo hipertensão e, em uma consulta de rotina com a cardiologista, descobriu que teria que começar a tomar remédios. “Tinha só 20 anos e já tomava medicamento para pressão”, diz o estudante. Então, depois das férias, em fevereiro de 2013, ele decidiu que tentaria, pela última vez, perder o excesso de peso. “Já tinha tentado emagrecer com remédios e dietas malucas, mas sempre voltava a engordar. Daquela vez, coloquei na cabeça que tentaria e, se não conseguisse, teria que recorrer à cirurgia”, conta.
O jovem, que chegou a tomar remédio para controlar a pressão, teve grande melhora em sua saúde; fotos mostram Lucas antes e depois de perder peso (Foto: Arquivo pessoal/Lucas Lima Bartolotti)O jovem, que chegou a tomar remédio para controlar a pressão, teve grande melhora em sua saúde; fotos mostram Lucas antes e depois de perder peso (Foto: Arquivo pessoal/Lucas Lima Bartolotti)
saiba mais
No entanto, após passar o carnaval com uma tia que havia acabado de fazer a redução de estômago, Lucas percebeu que não queria ter que seguir aquele caminho e decidiu que conseguiria emagrecer apenas mudando seu estilo de vida. “Percebi como era a dieta dela e como era complicado, então não queria aquilo para mim”, contou o carioca.
Ao voltar de viagem o jovem começou a mudança por conta própria já que, segundo ele, “sabia o que precisa fazer, mas fazia diferente”. Com vergonha de entrar em uma academia, Lucas resolveu começar pela caminhada na rua, associada à nova dieta. “Tinha vergonha de entrar em uma academia, então andava perto de casa. Na alimentação, reduzi as besteiras, cortei o refrigerante e diminuí os carboidratos, além de comer sempre de 3 em 3 horas”, conta o estudante.
No fim do primeiro mês, o estudante já havia perdido 15 kg e, depois de perder esse peso, ele entrou na academia, onde marcou uma consulta com um nutricionista para adequar a alimentação ao novo estilo de vida. “Contei para ele o que estava comendo e ele acrescentou fibras, aveia, linhaça, integrais e também a suplementação dos treinos”, lembra. Na época, Lucas já conseguia correr um pouco na esteira e, sem ter a vergonha que o impediu de entrar antes na academia, resolveu começar também na musculação. “No começo, não treinava pesado porque precisava queimar calorias, mas depois do terceiro mês, já comecei a treinar para ganhar massa magra”, conta.

Nenhum comentário: