quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Arena das Dunas, em Natal, recebe gramado para jogos da Copa 2014


Arena das Dunas recebe as primeiras mudas do
gramado (Foto: Jocaff Souza)
Arena das Dunas, em Natal - 14 de agosto (Foto: Jocaff Souza) O gramado da Arena das Dunas, em Natal, começou a ser plantado nesta quarta-feira. O serviço foi iniciado nesta manhã por uma empresa especializada, que também executou o serviço nas Arenas Grêmio e Beira-Rio, no Rio Grande do Sul; Arena Corinthians e a nova arena Palmeiras, em São Paulo; e a Arena Pantanal, em Cuiabá.
A grama utilizada na Arena das Dunas é genuinamente potiguar, já que é plantada na cidade de Touros, no litoral norte potiguar. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Charles Maia, a obra atingiu 83,81% de conclusão devido a antecipação de alguns serviços, entre eles o gramado, que será plantado com o maior cuidado.
- O gramado é a parte principal de um estádio e tem que ser feita com muito cuidado. Fizemos a drenagem, a irrigação e agora estamos coroando com o plantio da grama, onde concluiremos o plantio em apenas dois dias e pelos próximos 90 dias teremos a fase de maturação - disse Charles ao GLOBOESPORTE.COM.
Charles Maia e Fábio Câmara conversam sobre o
plantio da grama (Foto: Jocaff Souza)
A grama é do tipo bermuda Tifway 419, certificada internacionalmente e com pureza genética. O transporte para a Arena das Dunas foi realizado em um caminhão refrigerado, para preservar as mudas. Segundo o engenheiro agrônomo responsável pelo plantio, Fábio Câmara, a grama foi desenvolvida para a utilização desportiva, como em campos de futebol, golfe, pólo e beisebol, por ter um crescimento rápido e denso.
Aren das Dunas - Charles Maia e Fábio Câmara conversam sobre o plantio da grama (Foto: Jocaff Souza) - Esse tipo de grama é propício para a prática esportiva. Faremos o plantio e vamos acompanhar o desenvolvimento pelos próximos meses. Estaremos realizando a irrigação, intercalando períodos de pouca intensidade e muita água com muita intensidade e pouca água. Faremos a manutenção, com cortes a cada 15 dias, além da adubação, para a prevenção das pragas - explicou o agrônomo.
O processo de plantio será de uma forma conhecida como springing, que é mecanizada e aplicada diretamente ao solo já preparado com a adubação. A medição do gramado é de 115x78, que totaliza 8.970 m² de área plantada. O campo terá o tamanho padrão da Fifa, de 105x68. Já a irrigação será feita por meio de 35 aspersores.
Arena das Dunas, em Natal - 14 de agosto (Foto: Jocaff Souza)Arena das Dunas, em Natal - 14 de agosto (Foto: Jocaff Souza)
A Arena das Dunas tem prazo de entrega para 31 de dezembro deste ano. O estádio terá capacidade para 42 mil lugares. A obra tem custo de R$ 413 milhões.

Nenhum comentário: