quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pedofilia na Igreja Católica: Relatório contundente da ONU pede ação do Vaticano contra abuso sexual de crianças

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou nesta quarta-feira que o Vaticano "remova imediatamente" todos os clérigos conhecidos ou suspeitos de abuso infantil e os conduza às autoridades civis, em um relatório de contundência sem precedentes.

Os especialistas da ONU para os direitos das crianças disseram que a Santa Sé deve também entregar seus registros sobre o abuso sexual de dezenas de milhares de crianças para que os culpados, assim como "aqueles que ocultaram seus crimes", possam ser condenados.

O texto excepcionalmente duro do comitê --a mais ampla crítica à hierarquia da Igreja já feita pela ONU-- foi divulgado após o interrogatório público que conduziu com autoridades do Vaticano no mês passado.

"O comitê está gravemente preocupado que a Santa Sé não tenha reconhecido a extensão dos crimes cometidos, não tenha tomado as medidas necessárias para lidar com os casos de abuso sexual de crianças, e tenha adotado políticas e práticas que levaram à continuação do abuso e à impunidade dos responsáveis", disse o relatório.

Espera-se que o Vaticano emita um comunicado sobre o relatório até o final desta quarta-feira.


O comitê da ONU sobre os Direitos das Crianças disse que a Igreja Católica ainda não tomou medidas para prevenir a repetição de casos tais como o escândalo das lavanderias Magdalene, na Irlanda, onde meninas foram arbitrariamente colocadas em condições de trabalho forçado.

Nenhum comentário: