sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pensem na Igreja sem as Irmãs. Não. Não se pode pensar", diz Papa Francisco



Por Rosinha Martins |06.02.14| Por ocasião do XVIII Dia Mundial da Vida Consagrada, o Papa Francisco presidiu uma  missa no Vaticano com a participação de centenas de Religiosos e Religiosas. Francisco ressaltou a importância e o papel das mulheres que se consagram a Deus neste estilo de vida e frisou que não se pode pensar a Igreja sem elas. "Pensem na Igreja sem as Irmãs. Não. Não se pode pensar. São grandes essas mulheres que consagram suas vidas e levam a mensagem de Jesus", disse. "A Igreja e o mundo precisam deste testemunho do amor e da misericórdia de Deus", acrescentou.
Aos fiéis reunidos na praça de São Pedro para o Angelus de domingo 2 de Fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, o Papa dirigiu estas palavras improvisadas para frisar a importância das pessoas consagradas na vida da Igreja e do mundo.
«Há muita necessidade — acrescentou — destas presenças, que fortalecem e renovam o compromisso da propagação do Evangelho, da educação cristã, da caridade aos necessitados e da oração contemplativa; o compromisso a favor da formação humana, da formação espiritual dos jovens e das famílias, o compromisso pela justiça e pela paz na família humana».
Ao testemunho dos religiosos e das religiosas, o Pontífice dedicou também a homilia pronunciada pouco antes na basílica de São Pedro para a celebração do dia da vida consagrada. Evocando a simbologia da apresentação de Jesus no templo, recordou que na experiência da consagração religiosa, «observância» e «profecia» não estão em oposição mas devem proceder juntas sob a guia do Espírito Santo.
Na conclusão do Angelus, o Papa lançou um apelo a favor do acolhimento e da promoção da vida humana em todas as suas fases, convidando os fiéis à solidariedade concreta para com as populações atingidas pelo mau tempo nalgumas regiões da Itália. (Leia homilia)
Fonte: News.va

Nenhum comentário: