quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Carnaval em construção



Edital. Essa é a palavra de ordem que rege todas as ações previstas pela Prefeitura para o Carnaval deste ano em Natal. A exatos 22 dias da festa, a gestão municipal já tem definidos o nome do principal patrocinador; a lista dos concorrentes a Rei Momo e Rainha; e as cinco atrações nacionais que virão animar a folia na capital potiguar. Agora, para fechar o ciclo burocrático, aguarda o encerramento das inscrições para o derradeiro chamamento público de apoio financeiro às Escolas de Samba, Tribos de Índios, blocos, shows e bandas de frevo – carnavalescos e promotores interessados em pleitear apoio da Prefeitura devem entregar projetos na sede da Fundação Capitania das Artes até o próximo dia 17.    
Ana SilvaAté dia 17 estão abertas inscrições na Funcarte para projetos locais, ainda a serem avaliadosAté dia 17 estão abertas inscrições na Funcarte para projetos locais, ainda a serem avaliados

O investimento total previsto para 2014, incluindo as contratações nacionais, decoração e ajudas de custo, gira em torno dos R$ 3 milhões. O artista plástico Flávio Freitas, diretor do Núcleo de Artes Integradas da Funcarte, informou que participa de reunião esta sexta-feira (7) na Semsur para definir detalhes da decoração – Freitas será responsável pelas cores e concepção artística.

Colocando os ‘pingos nos is’, a indústria de bebidas Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), que controla as marcas Antarctica e Brahma, foi a única empresa que apresentou proposta de patrocínio e irá investir R$ 400 mil no Carnaval natalense. Já a concorrência para Rei e Rainha terá resultado conhecido no próximo dia 14, durante festa no Espaço Cultural Rui Pereira (Zé Reeira), na Cidade Alta.

No tocante às atrações nacionais, a Spok Frevo Orquestra (de Olinda) abre a programação oficial do Carnaval com show no tradicional Baile de Máscaras, dia 27 de fevereiro, no largo do Atheneu. Moraes Moreira e Alceu Valença fazem a festa dos foliões em Ponta Negra, respectivamente na sexta (28) e no sábado (1º de março). Domingo (2) é dia de Mart’nália no Centro Histórico, no Desfile das Kengas, e Elba Ramalho na Redinha, enquanto a terça-feira (4) nas Rocas o comando será do grupo Originais do Samba.

“Sei que, por ser o primeiro ano, existem dificuldades para elaboração de projetos, mas quem quer ter apoio da Prefeitura precisa ficar ligado nos trâmites legais”, esclareceu o músico Gilberto Cabral, um dos coordenadores da folia em Natal. Ele avisou que há uma equipe na Funcarte pronta para orientar quem estiver com dúvidas quanto às inscrições. “A procura está dentro das expectativas, mas esperamos receber a maior parte dos projetos na reta final. Então quem tiver alguma dificuldade ou dúvida é bom não deixar para última hora”, avisa. O prazo de inscrição, dia 17 de fevereiro, não será prorrogado.

rodrigo senaO trombonista Gilberto Cabral está na equipe que coordena o Carnaval natalenseO trombonista Gilberto Cabral está na equipe que coordena o Carnaval natalense
Gilberto fez um balanço parcial dos projetos inscritos até ontem: 4 Escolas de Samba; 6 Tribos de Índios; 10 bandas de frevo; 10 blocos; e 9 shows. “Os recursos serão repassados diretamente para cada proponente, e como são ajudas de custo será necessário prestação de contas”, explica. Diferente de anos anteriores, por pendências junto à Prefeitura, a Associação de Escolas de Samba e Tribos de Índio de Natal (Aestin) não ficará responsável pelo gerenciamento da verba destinada aos grupos que irão desfilar na Ribeira.

“Desta vez demos atenção especial aos músicos de rua, que terão melhores cachês para trabalhar sem estresse”, garantiu Gilberto, que faz parte da comissão incumbida de selecionar os projetos ao lado do também músico Neemias Lopes e do ator e gestor cultural Grimário Farias.

Nenhum comentário: