sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Professores universitários postam no Facebook crítica contra pobre em avião

Chegou a hora dos profissionais da educação refletirem sobre quanto são importantes para uma sociedade- (deixando claro, para uma minoria que necessita de maturidade). Pois bem. Embora situações distintas, após o episódio do professor do IFRN, que acabou postando infelizes comentários sobre Pau dos Ferros, em uma rede social, foi a vez de uma professora da PUC-Rio iniciar mais um comentário sem graça, que ainda ganhou reforço de outros educadores. A polêmica da vez: crítica à presença de passageiros “pobres” nos voos. Confira abaixo matéria que repercutiu nacionalmente:
reproducao-post-da-professora-da-puc-rio-rosa-maria-meyer-em-que-ela-faz-comentario-considerado-preconceituoso-dilma-bolada-comentou-1391728141916_615x470A professora universitária Rosa Marina Meyer postou uma foto de um homem de bermuda e regata no seu perfil no Facebook na noite de quarta-feira (5) com o comentário: “aeroporto ou rodoviária?”. O conteúdo dos comentários que seguem a publicação da docente da PUC-Rio também critica a presença de passageiros pobres nos voos.
“O ‘glamour’ foi para o espaço”, escreveu o reitor da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Pedro Jutuca. Ao que a docente respondeu: “Puxa, mas para glamour falta muuuitooo!!! Está mais para estiva”.
Outra colega docente emendou: “E sabe o que é pior? quando esse tipo de passageiro senta exatamente a seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque – claro – não respeita (ou não cabe) nos limites do seu assento”. A frase é a reprodução exata do que a professora Daniela T. Vargas, também da PUC-Rio, publicou.
Dilma Bolada e internautas bravos
Reproduzida pelo personagem fictício Dilma Bolada, a publicação foi compartilhada por mais de 6.000 outros perfis até as 22h desta quinta (6). Irônica, Dilma Bolada escreveu: “Estou boladíssima: vejam só o que essa asquerosa postou no Facebook… Esse é o problema de certos animais que não se conformam que hoje não é só rico que anda de avião no Brasil. Não suportam ter que dividir o mesmo espaço com pessoas que não pertencem a sua mesma ‘classe social’…”
Os comentários dos internautas que seguem o personagem de humor são enfurecidos — praticamente todos contra o preconceito social expressado na postagem. Alguns levantam a ideia de que a professora deveria ser processada.
Por volta das 20h desta quinta (6), Rosa Marina  fez um pedido público de desculpas: “Sabedora do desconforto que posso ter criado com um post meu publicado ontem à noite, peço desculpas à pessoa retratada e a todos os que porventura tenham se sentido atingidos ou ofendidos pelo meu comentário. Absolutamente não foi essa a minha intenção”.
Rosa Marina também fechou o acesso a suas postagens e trocou a foto do seu perfil pela foto de dois gatos.
UOL

Nenhum comentário: