quarta-feira, 26 de março de 2014

Esquadrilha da Fumaça realiza treinamento no Rio Grande do Norte


Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participa de treinamento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Grande região. No total, foram deslocados cerca de 40 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que concede suporte técnico.

Segundo o comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos à longa distância. O transporte da equipe foi realizado com nove aeronaves A-29 Super Tucano e um C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), da Base Aérea do Galeão (RJ).

O Comandante ainda ressalta que as maiores vantagens do treinamento estão no intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade baseada na capital potiguar e que opera a aeronave Super Tucano há mais tempo na Força Aérea, a prática de procedimentos de emergência no simulador de voo do A-29, existente na BANT, e a realização de treinos operacionais ao nível do mar. Outro benefício da BANT está na pista a ser utilizada pela equipe do EDA, de uso exclusivo militar para emprego operacional.

Essa missão é mais uma que acontece fora da sede do Esquadrão, Pirassununga (SP), após o início do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça”. A primeira aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, em dezembro de 2013, para treinos em elevada altitude. Esses treinamentos não são abertos ao público e a Esquadrilha ainda não tem uma data prevista de retorno da agenda de demonstrações.

Nenhum comentário: